Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24133
Título: Prática de futebol e futsal na prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
Autor(es): Silva, Márcio Kécio da
Palavras-chave: Futebol
Futsal
Obesidade
Data do documento: 11-Nov-2020
Resumo: A obesidade durante a infância pode comprometer a saúde por toda a vida, a partir do desenvolvimento de doenças crônicas, como, o diabetes e a hipertensão. Além dos distúrbios metabólicos, a obesidade pode acarretar distúrbios psicológicos, que afetam a criança e ao adolescente para o resto da vida. Conhecendo a importância da prática de atividade física para a prevenção da obesidade e suas consequências, o objetivo da presente pesquisa foi analisar na literatura como a prática de futebol e futsal atua na prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes. Foi feita uma revisão de literatura, onde os critérios de inclusão foram estudos que desenvolveram intervenções isoladas ou combinadas com futebol ou futsal ou combinadas com outro tipo de intervenção, como orientações dietéticas, deviam ter como amostra, crianças ou adolescentes obesas ou com sobrepeso, publicados nos últimos 10 anos, ou seja, de 2010 a 2020. Foram identificados 1506 artigos nas bases de dados a partir dos descritores e dos filtros. Os estudos mostraram adaptações fisiológicas e metabólicas positivas a partir das intervenções com futebol para crianças obesas e com sobrepeso, melhora nos lipídios plasmáticos colesterol total reduzido, colesterol de lipoproteína de baixa densidade, LDL-ox e HDL-c aumentado, melhoras significativas para o VO2máx, redução da gordura corporal e aumento da massa magra, melhora no estado psicológico percebido imagem corporal e autoestima, atração para participar de AF. De acordo com os dados coletados, foi possível perceber que um programa bem estruturado e supervisionado de futebol e futsal é eficiente para a melhora do perfil metabólico, psicológico, e na redução da gordura corporal de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade, com benefícios adicionais do aumento da massa óssea e muscular.
Descrição: SILVA, Márcio Kécio da. Prática de futebol e futsal na prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. 2020. 17p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24133
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio Kécio da Silva.pdfPDF - Márcio Kécio da Silva254.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito893.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.