Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2415
Título: A violência brasileira representada nos filmes: uma abordagem em "cinco vezes favela"
Autor(es): Araújo, Julicleide Gomes de
Palavras-chave: Cinema
Cinema Brasileiro
Violência
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Em virtude da explosão do fenômeno violência nas telas brasileiras, nos propomos analisar o fenômeno, adentrando no conhecimento ao termo para melhor compreendê-lo, assim o tema foi esmiuçado em suas vertentes do plano subjetivo ao que tange os estudos sociais e suas formas simbólicas. A violência alastrou -se de tal forma que sua representação cinematográfica do nosso país se estendeu a outros países, ganhando visibilidade e conferindo-lhe sucesso. O que chama atenção é o fato de serem explorados espaços considerados exclusivamente violentos, nos quais, a violência banalizou-se e tornou-se quase uma cultura. Lugares expostos pela mídia, apenas, por esse aspecto negativo. Devido ao sucesso das produções cinematográficas nacionais, nos interessamos em estuda r a violência presente no filme “cinco vezes favela” (1962/2010) e analisar a abordagem que se faz ao fenômeno, tendo em vista as intencionalidades de seus produtores que não pretendiam omitir a violência nas favelas, mas desconstruir estereótipos estigmatizados pela mídia e outras produções cinematográficas em seus contextos de produção. Ao fim, encontramos a violência em suas formas, representada como um discurso social e político como também em seu modo de subjetividade humana, a partir de constatada, observamos mudanças da representação em relação ao fenômeno nas décadas, envolvendo as condições de produção do cinema conhecido como novo (1962) e o atual cinema da retomada. Os três episódios escolhidos de cada época foram: um favelado de Marcos Farias, couro de gato de Joaquim Pedro e escola de samba alegria de viver dirigido por Carlos Diegues do filme (1962), fonte de renda de Manaíra Carneiro e Wagner Novaes, concerto para violino de Luciano Vidigal, deixa voar de Cadu Barcellos. Como aparatos teóricos nos embasaram, teorias que utilizam vertentes voltadas para questões políticas e sociais como ALBURQUERQUE (1980), GIRARDI (1986), PEREIRA (2000), SOARES (2000),XAVIER (2001/2009), entre outros.
Descrição: Araújo, J. G. de. A violência brasileira representada nos filmes: uma abordagem em "cinco vezes favela". 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2415
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julicleide Gomes de Araújo.pdfJulicleide Gomes de Araújo577.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.