Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24154
Título: A/O Professora/o da Educação Infantil e o enfrentamento dos estigmas, estereótipos e preconceitos raciais
Autor(es): Lima, Rayris Ketle dos Santos
Palavras-chave: Cultura africana
Educação infantil
Formação de professores
Libertação
Data do documento: 23-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a formação dos/as professores/as da educação infantil de instituições de ensino localizadas no município de Mari/PB - Zona Rural, na lida com os estereótipos, estigmas e preconceitos raciais. Tendo como objetivos específicos identificar no processo de construção da identidade docente os limites do trabalho pedagógico, as perspectivas e o alcance das propostas voltadas a educação étnico-racial, elencar os elementos importantes da formação da identidade étnico-racial das crianças participantes e apontar os desafios enfrentados no fazer pedagógico dos docentes. Enquanto fundamentação teórica foi considerada as produções de vários autores, com destaque para os seguintes: FREIRE, 1979-1996, CAJAL, 2001, CAVALLEIRO, 2006 e FERREIRA, 2008. Devido à intenção de ouvir os sujeitos da pesquisa em seu contexto a pesquisa se define como qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a análise diagnóstica feita com o uso de questionários previamente elaborado e disponibilizado aos professores da educação infantil e a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições campo de investigação. Durante a pesquisa identificou-se uma educação fragilizada, que muitas das vezes não contempla a realidade dos sujeitos que estão inseridos nas escolas, com profissionais que não se vêem como parte do processo, pois na formação inicial não trabalharam nessa perspectiva ou por não terem acesso a formações continuadas sobre as questões étnico-raciais. No entanto, os mesmos se mostram abertos para as mudanças educacionais que sejam pautadas no respeito ao público atendido. Conclui-se que, este movimento em busca do saber pelos profissionais pode ter um longo percurso com inúmeros desafios, mas é o primeiro passo para o rompimento de barreiras impostas até o presente momento no campo da educação contextualizada e étnico-racial.
Descrição: LIMA, R. K. dos S. A/O Professora/o da Educação Infantil e o enfrentamento dos estigmas, estereótipos e preconceitos raciais. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24154
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayris Ketle dos Santos LimaPDF - Rayris Ketle dos Santos Lima579.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito87.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.