Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24193
Título: | O ensino de geografia no contexto do semiárido: perspectivas e práticas no âmbito do desenvolvimento regional |
Autor(es): | Freire, Lindalva |
Palavras-chave: | Educação Ensino de Geografia Semiárido Desenvolvimento Regional |
Data do documento: | 29-Jul-2021 |
Resumo: | O semiárido nordestino, a grosso entendimento, é posto sob o imperativo de um estereotipo pré-concebido que projeta a visão de um território flagelado pela seca caricata, dependente eternamente de políticas públicas e que encontra-se tensionado entre velhos problemas historicamente irresolutos e novas possiblidades de desenvolvimento. Diante disso, entendemos que a Geografia, ao possibilitar a apreensão teórico-prática de uma realidade que se movimenta constantemente e exige novas explicações e compreensões, é importante não só para a construção do conhecimento acerca desse território e de suas dinâmicas, mas também para a estruturação de ações destinadas a sua transformação mediante a formação geográfica dos sujeitos do lugar. Partindo desta linha de pensamento, o objetivo que norteou a realização deste trabalho consistiu em compreender o papel do ensino de Geografia na construção de perspectivas e práticas que corroboram para o desenvolvimento regional no semiárido. Para isto, tomamos como referência empírica a realidade vivenciada no Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, que se localiza no município de Catolé do Rocha, no estado da Paraíba. O percurso metodológico embasou-se na abordagem fenomenológica de base exploratória, através da qual adotamos como procedimentos metodológicos pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e pesquisa de campo. Pelo o que pôde ser apreendido na pesquisa, observou-se que os professores de Geografia do Centro de Ensino Fundamental Luzia, levam a ciência geográfica como relevante para o entendimento dos conceitos e da formação da identidade na perspectiva de fomentar um novo olhar para o semiárido. O conhecimento aplicado dentro da região e voltado para as potencialidades deste lugar estão desmistificando as concepções paradigmáticas acerca do Nordeste e do semiárido nordestino. |
Descrição: | FREIRE, Lindalva. O ensino de geografia no contexto do semiárido: perspectivas e práticas no âmbito do desenvolvimento regional. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24193 |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lindalva Freire.pdf | PDF - Lindalva Freire | 810.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 259.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.