Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2423
Título: Uma releitura discursiva dos contos de fadas através do gênero anúncio publicitário: desconstruindo a visão da inocência
Autor(es): Reis, Lidiane da Silva
Palavras-chave: Literatura
Literatura Brasileira
Conto
Análise Textual
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Os contos de fada antes eram restritos apenas às esferas dos livros ou das rodas de conversa, porém, hoje, percebemos que os mesmos ganharam novas roupagens, passando a invadir a esfera midiática e publicitária. Para entendermos melhor o universo mágico e oculto dos contos de fada, bem como a ideologia da sensualidade perpassada através do discurso erótico explícito e implícito nos anúncios publicitários, realizamos, inicialmente, um percurso teórico pautado nas pesquisas desenvolvidas por Nelly Coelho (1987) acerca das raízes ou fontes geradoras dessas narrativas, assim como sua função psicanalítica apresentada por Bethelleim (2002), Corso (2009) e Von Franz (1990). Além disso, utilizamos os conceitos de Sandmann (2007) para tratarmos da linguagem da propaganda e tomamos como foco norteador o discurso, o interdiscurso e a intertextualidade apresentados por Fiorin (2003), Orlandi (2009), Guimarães (2002) e Michel Foucault (1988), ancorados na linha teórica da Análise do Discurso francesa. Por fim, analisamos quatro anúncios publicitários extraídos da Revista Capricho do ano de 2007, os quais fazem parte da campanha “Contos de Melissa”, da marca da sandália feminina homônima que apresentam intertextualidade e interdiscursividade com as quatro narrativas tradicionais, a saber: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela e Rapunzel, usando o recurso do discurso da sensualidade e do discurso midiático da publicidade para desconstruir a visão da inocência vinculada a essas personagens sempre vistas como donzelas indefesas e ingênuas pela sociedade.
Descrição: Reis, L. da S. Uma releitura discursiva dos contos de fadas através do gênero anúncio publicitário: desconstruindo a visão da inocência. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2423
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane da Silva Reis.pdfLidiane da Silva Reis1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.