Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2426
Título: Estudo comparativo dos tipos textuais em língua portuguesa e na língua brasileira de sinais: libras
Autor(es): Vidal, Ilânia Fernandes
Palavras-chave: Educação Especial
Surdo
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Os surdos por viverem em um espaço bi-cultural, necessitam apropriar-se da escrita de língua portuguesa para que haja uma interação na sociedade formando, assim, sujeitos alfabetizados e letrados, capazes de produzir textos que haja a coerência e a coesão textual. Pensando nessa necessidade,este artigo tem como objetivo principal, mostrar como são as propostas de ensino de tipos textuais no livro “ Português: linguagens” de Língua Portuguesa voltados para ouvintes em comparação com o que é proposto para Surdos. O presente trabalho busca, também, trazer informações a respeito de como os professores devem ensinar tipos textuais para alunos surdos e dicas de atividades apropriadas para esse fim. Para isso, foi feito um estudo comparativo do ensino de tipos textuais em Língua Portuguesa e em Libras. Com relação a metodologia utilizada para obtenção dos dados da nossa pesquisa, optamos por fazer uma pesquisa bibliográfica exploratória, consultando um LDP do ensino médio e algumas fontes bibliografias que estão relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa para Surdos.A partir dos dados coletados podemos fazer um estudo comparativo entre o que é proposto em Língua Portuguesa e em Libras. A análise nos mostra que os resultados obtidos através da pesquisa nos indicou que o livro didático de português, ainda, trabalha numa perspectiva ultrapassada deixando o trabalho de leitura, interpretação e produção textual em segundo plano. Já com relação ao que é proposto para o ensino de surdos através da Libras,as propostas são mais atuais e desafiadoras para os alunos.Por fim, observamos que é de extrema importância que os professores,principalmente, de Língua Portuguesa se apropriem da Língua de Sinais – LIBRAS, para que possam trabalhar de forma adequado o ensino dos tipos textuais.
Descrição: Vidal, I. F. Estudo comparativo dos tipos textuais em língua portuguesa e na língua brasileira de sinais: libras. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2426
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ilânia Fernandes Vidal.pdfIlânia Fernandes Vidal1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.