Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNoberto, Sandra Carla-
dc.date.accessioned2013-11-20T19:20:56Z-
dc.date.available2013-11-20T19:20:56Z-
dc.date.issued2013-11-20-
dc.identifier.otherCDD 372.623-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2429-
dc.descriptionNoberto, S. C. A sala de aula de língua portuguesa: diálogos possíveis. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractA Internet transformou as práticas do cotidiano social e o processo de informação e comunicação neste espaço possibilitou a criação de vários gêneros que emergiram das tecnologias digitais, entre eles, o bate-papo, abordado no presente estudo. Este gênero, de natureza conversacional, utiliza-se da escrita para interagir no ciberespaço, apresentando uma escrita semelhante à oralidade e, pelo seu caráter síncrono, inovando com a forma de usar a escrita, com abreviaturas e criações lexicais que marcam o seu contexto comunicativo, a qual é denominada de internetês. Os internautas, em sua maioria adolescentes, dominam esta linguagem e, ao mesmo tempo em que participam das conversas virtuais, estão em pleno contato com os conteúdos de Língua Portuguesa na escola. Neste sentido, para esta pesquisa, foi definido o seguinte objetivo: investigar a opinião de alunos sobre o uso do internetês. A metodologia utilizada para coleta de dados foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, sendo o corpus formado por 14 produções textuais, resultantes da aplicação de uma sequência didática, em que os alunos discorreram sobre o uso do internetês nas produções textuais escolares. Os resultados obtidos, a partir dos artigos de opinião produzidos pelos alunos, apontam para a evidência de que os alunos sabem diferenciar os contextos de uso, utilizando o internetês apenas no espaço virtual e a escrita convencional em textos escolares. Os teóricos que fundamentaram esta pesquisa foram Araújo (2007); Coscarelli e Ribeiro (2005); Marcuschi (2008); Marcuschi e Xavier (2004) e Soares (1999).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rebeca Rannieli Alves Ribeiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProduções textuaispt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectLinguagem da internetpt_BR
dc.subjectBate-papopt_BR
dc.titleA sala de aula de língua portuguesa: diálogos possíveispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra Carla Noberto.pdfSandra Carla Noberto2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.