Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24328
Título: A lei dos sessenta dias e os direitos dos pacientes oncológicos
Autor(es): Soares, Adilson Barros
Palavras-chave: Legislação
Ordenamento jurídico
Câncer
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: A neoplasia maligna, denominada vulgarmente de “câncer”, é uma doença grave caracterizada pela proliferação anormal de células e tecidos, que se multiplicam sem controle pelo organismo, de forma autônoma e com efeitos agressivos. Estima-se, para o biênio 2018-2019, uma ocorrência de 600 (seiscentos) mil novos casos de câncer no Brasil. Questiona-se então, se o Sistema Único de Saúde (SUS) está preparado para cumprir, efetivamente, no Estado da Paraíba, as determinações estabelecidas na “Lei dos Sessenta Dias”. O tema objeto de estudo é de grande relevância científica e social, razão pela qual precisa ser devidamente explorado, dada a sua importância e o seu impacto orçamentário nos mais diversos níveis, tem como objetivo central, verificar a efetiva aplicação da Lei Federal nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, para os pacientes portadores de neoplasia maligna no Estado da Paraíba. Para a realização do estudo, adotaram-se os métodos observacional e indutivo. O método observacional consiste na busca deliberada, levada a efeito com cautela e predeterminação, em contraste com as percepções do senso comum. Podese dizer que esse método é o início de toda pesquisa científica, pois serve de base para qualquer área das ciências. Já o método indutivo, parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares, observam-se fatos ou fenômenos que se deseja conhecer e, a seguir, procura-se compará-los com a finalidade de descobrir as relações existentes entre eles, quando então procede-se à generalização com base na relação verificada entre os fatos ou fenômenos. Do ponto de vista dos objetivos e da natureza, a pesquisa foi descritiva quanto aos fins e, bibliográfica quanto aos meios. Apesar da “Lei dos Sessenta Dias” representar um verdadeiro marco na assistência e tratamento aos pacientes oncológicos, os resultados desse estudo evidenciam que ainda existe uma demora excessiva na confirmação diagnóstica da neoplasia maligna.
Descrição: SOARES, Adilson Barros. A lei dos sessenta dias e os direitos dos pacientes oncológicos. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24328
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adilson Barros Soares.pdfPDF - Adilson Barros Soares718.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.