Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24346
Título: Autonomia da última vontade do paciente terminal
Autor(es): Araújo, Laudjane da Trindade
Palavras-chave: Autonomia do paciente
Paciente terminal
Diretivas antecipadas de vontade
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: A autonomia prévia da vontade do paciente foi o eixo central desse Artigo Científico. Para tanto, por meio de um método descritivo, foram apresentadas questões atinentes aos princípios constitucionais que envolvem a temática, bem como a base normativa que ampara a vontade do paciente quando da sua decisão de não se submeter a tratamentos que o levem ao sofrimento e não à cura, pois esta é impossível diante da condição física, psíquica e espiritual que se encontra o paciente em estado terminativo. Assim, procurou-se refletir o fato do Brasil estar caminhando a passos lentos quando o assunto é o debate bioético e o biodireito, a julgar que o instituto das diretivas antecipadas de vontade, documento que garante ao indivíduo acometido de doença terminativa, o respeito à sua dignidade e a sua autodeterminação, já encontra-se devidamente regulamentado nos Estados Unidos, na Europa e em alguns países da América Latina. Pois, a ausência de legislação específica no ordenamento jurídico brasileiro, que garanta a autonomia da vontade do paciente e permita segurança jurídica à comunidade médica, impossibilita que se possa externar previamente à vontade, independentemente de ser surpreendido por uma doença que levará a pessoa ao destino final da sua jornada na terra.
Descrição: ARAÚJO, Laudjane da Trindade. Autonomia da última vontade do paciente terminal. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24346
ISSN: CDD: 342
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laudjane da Trindade Araújo.pdfPDF - Laudjane da Trindade Araújo350.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.