Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Michêlane Lins Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-10T02:06:59Z | - |
dc.date.available | 2021-09-10T02:06:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24388 | - |
dc.description | SILVA, M. M. L. P. Reflexões teóricas direcionadas à oralidade no processo de alfabetização e letramento. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A busca por uma alfabetização de qualidade tem sido um dos grandes desafios das políticas públicas educacionais brasileiras, que tentam apresentar alternativas que possibilitem a melhoria da alfabetização em nosso país. Partindo das propostas governamentais que projetam uma alfabetização numa perspectiva de letramento, essa discussão objetiva evidenciar como o trabalho com a oralidade pode ser um ponto de partida para que as crianças se apropriem da leitura e escrita na fase de alfabetização, por reconhecer que a oralidade se apresenta como elemento comum que perpassa tanto o processo de letramento quanto o processo de alfabetização e também apresenta contribuições para a melhoria da alfabetização no contexto escolar. As discussões aqui traçadas adotam uma metodologia de estudo bibliográfico que partem dos documentos oficiais do governo brasileiro no intuito de situar a alfabetização no contexto das políticas públicas educacionais com foco nas propostas governamentais direcionadas aos primeiros anos do Ensino Fundamental. Analisa as concepções de autores que apontam as correlações da alfabetização e o letramento destacando suas especificidades, podendo evidenciar que na relação oralidade-escrita se tem uma alternativa produtiva e eficaz no ensino da língua materna. Corroborando a compreensão que a oralidade torna-se uma ferramenta essencial na transição da criança do oral para o escrito, no caso de produção escrita, e do escrito para oral, quando se refere à leitura, como disposto nas análises das pesquisas realizadas em Cardoso (2000), Belintane (2011), e nos argumentos apresentados em Marcuschi (1997, 2005) e Fávero (2007), que deram respaldo para afirmar que tanto a oralidade quanto a escrita se apresentam como modalidades que se complementam para determinados fins. Nesse sentido, as contribuições se ampliam para o reconhecimento dos contextos dos quais os estudantes estão inseridos, por entender que o trabalho com a linguagem oral propicia um espaço de reafirmação identitária e prática de cidadania. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Reflexões teóricas direcionadas à oralidade no processo de alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FORMTADO MICHÊLANE entregar biblioteca.pdf | 523.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Termo-de-Depósito-de-TCC MICHELANE.pdf | 71.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.