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dc.contributor.authorSilva, Maria Michêlane Lins Pereira-
dc.date.accessioned2021-09-10T02:06:59Z-
dc.date.available2021-09-10T02:06:59Z-
dc.date.issued2021-07-01-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24388-
dc.descriptionSILVA, M. M. L. P. Reflexões teóricas direcionadas à oralidade no processo de alfabetização e letramento. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA busca por uma alfabetização de qualidade tem sido um dos grandes desafios das políticas públicas educacionais brasileiras, que tentam apresentar alternativas que possibilitem a melhoria da alfabetização em nosso país. Partindo das propostas governamentais que projetam uma alfabetização numa perspectiva de letramento, essa discussão objetiva evidenciar como o trabalho com a oralidade pode ser um ponto de partida para que as crianças se apropriem da leitura e escrita na fase de alfabetização, por reconhecer que a oralidade se apresenta como elemento comum que perpassa tanto o processo de letramento quanto o processo de alfabetização e também apresenta contribuições para a melhoria da alfabetização no contexto escolar. As discussões aqui traçadas adotam uma metodologia de estudo bibliográfico que partem dos documentos oficiais do governo brasileiro no intuito de situar a alfabetização no contexto das políticas públicas educacionais com foco nas propostas governamentais direcionadas aos primeiros anos do Ensino Fundamental. Analisa as concepções de autores que apontam as correlações da alfabetização e o letramento destacando suas especificidades, podendo evidenciar que na relação oralidade-escrita se tem uma alternativa produtiva e eficaz no ensino da língua materna. Corroborando a compreensão que a oralidade torna-se uma ferramenta essencial na transição da criança do oral para o escrito, no caso de produção escrita, e do escrito para oral, quando se refere à leitura, como disposto nas análises das pesquisas realizadas em Cardoso (2000), Belintane (2011), e nos argumentos apresentados em Marcuschi (1997, 2005) e Fávero (2007), que deram respaldo para afirmar que tanto a oralidade quanto a escrita se apresentam como modalidades que se complementam para determinados fins. Nesse sentido, as contribuições se ampliam para o reconhecimento dos contextos dos quais os estudantes estão inseridos, por entender que o trabalho com a linguagem oral propicia um espaço de reafirmação identitária e prática de cidadania.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleReflexões teóricas direcionadas à oralidade no processo de alfabetização e letramento.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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