Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24388
Título: | Reflexões teóricas direcionadas à oralidade no processo de alfabetização e letramento. |
Autor(es): | Silva, Maria Michêlane Lins Pereira |
Palavras-chave: | Políticas públicas Alfabetização Oralidade Letramento |
Data do documento: | 1-Jul-2021 |
Resumo: | A busca por uma alfabetização de qualidade tem sido um dos grandes desafios das políticas públicas educacionais brasileiras, que tentam apresentar alternativas que possibilitem a melhoria da alfabetização em nosso país. Partindo das propostas governamentais que projetam uma alfabetização numa perspectiva de letramento, essa discussão objetiva evidenciar como o trabalho com a oralidade pode ser um ponto de partida para que as crianças se apropriem da leitura e escrita na fase de alfabetização, por reconhecer que a oralidade se apresenta como elemento comum que perpassa tanto o processo de letramento quanto o processo de alfabetização e também apresenta contribuições para a melhoria da alfabetização no contexto escolar. As discussões aqui traçadas adotam uma metodologia de estudo bibliográfico que partem dos documentos oficiais do governo brasileiro no intuito de situar a alfabetização no contexto das políticas públicas educacionais com foco nas propostas governamentais direcionadas aos primeiros anos do Ensino Fundamental. Analisa as concepções de autores que apontam as correlações da alfabetização e o letramento destacando suas especificidades, podendo evidenciar que na relação oralidade-escrita se tem uma alternativa produtiva e eficaz no ensino da língua materna. Corroborando a compreensão que a oralidade torna-se uma ferramenta essencial na transição da criança do oral para o escrito, no caso de produção escrita, e do escrito para oral, quando se refere à leitura, como disposto nas análises das pesquisas realizadas em Cardoso (2000), Belintane (2011), e nos argumentos apresentados em Marcuschi (1997, 2005) e Fávero (2007), que deram respaldo para afirmar que tanto a oralidade quanto a escrita se apresentam como modalidades que se complementam para determinados fins. Nesse sentido, as contribuições se ampliam para o reconhecimento dos contextos dos quais os estudantes estão inseridos, por entender que o trabalho com a linguagem oral propicia um espaço de reafirmação identitária e prática de cidadania. |
Descrição: | SILVA, M. M. L. P. Reflexões teóricas direcionadas à oralidade no processo de alfabetização e letramento. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24388 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FORMTADO MICHÊLANE entregar biblioteca.pdf | 523.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Termo-de-Depósito-de-TCC MICHELANE.pdf | 71.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.