Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24391
Título: Educação e surdez: discutindo propostas educacionais para a pessoa surda
Autor(es): Souza, Maria Gabriella Barbosa de
Palavras-chave: Educação
Surdez
Políticas públicas
Data do documento: 27-Ago-2021
Resumo: A história da pessoa surda na sociedade é marcada por diversos acontecimentos. Não obstante a isso, a educação de surdos traz diversos embates, lutas e avanços, que ao longo dos anos tem se estruturado de forma a garantir o acesso e permanência dos(as) alunos(as) com surdez na escola. A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender histórica e politicamente o processo de educação de alunos(as) surdos no município de Aroeiras/PB, buscando entender como essas pessoas são assistidas no âmbito educacional e determinada escola tem apoiado e desenvolvido suas atividades pedagógicas a fim de garantir uma educação de qualidade às pessoas surdas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, e como instrumentos metodológicos para a coleta de dados utilizou-se a historiografia e a entrevista. Participou dessa pesquisa, uma profissional da educação e funcionária da escola, que atua há cerca de 8 (oito) anos na educação especial. Os resultados obtidos dizem respeito a importância de uma boa formação docente para trabalhar com a educação especial e inclusiva; a necessidade de ter ambientes educacionais bem estruturados e capazes de atender as necessidades de seus alunos; a família é um importante aliado na construção do conhecimento e aprendizagem do(a) aluno(a) com surdez, a qual precisa manter laços com a escola para obter bons resultados. Concluímos com esse estudo que mesmo diante de uma história que revele avanços, ainda há muito a se fazer para garantir de fato uma educação eficiente às pessoas com surdez; que é preciso o empenho de toda a sociedade na construção de uma educação que abranja a todos.
Descrição: SOUZA, M. G. B. Educação e Surdez: discutindo propostas educacionais para a pessoa surda. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24391
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maria Gabriella Barbosa de Souza.pdfPDF- Maria Gabriella Barbosa de Souza908.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de depósito63.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.