Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2439
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guimarães, Izabel Cristina Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-20T19:44:51Z | - |
dc.date.available | 2013-11-20T19:44:51Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2439 | - |
dc.description | Guimarães, I. C. G. Da imagem à palavra: leitura e escrita de histórias em quadrinhos na sala de aula. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Histórias em Quadrinhos (HQs) constituem-se como um gênero textual que pode ser motivador da leitura em sala de aula, uma vez que muito tem a contribuir com os projetos pedagógicos das escolas, em especial, no ensino fundamental. Diante do exposto, apresentamos como objetivo desta pesquisa identificar as estratégias utilizadas por leitores para compreensão das HQs em um 6ª ano do ensino fundamental. Nosso trabalho está respaldado em estudos teóricos divulgados por Bakhtin (1997), Koch e Elias (2009), Mendonça (2005), Marcuschi (2008, 2005), dentre outros. É relevante ressaltar que nosso interesse com o estudo das HQs se justifica quando passamos a entender que tais histórias se constituem por ser um gênero textual em que podemos ter contato com textos verbais e com não-verbais; e esta junção faz com que se trabalhe, também, a interpretação do não-verbal inserido na criatividade de cada um, possibilitando para os docentes um trabalho satisfatório dentro da sala de aula. Nosso trabalho se caracteriza como pesquisa-ação, de natureza qualitativa e abordagem interpretativa. A pesquisa foi realizada em uma turma do 6º ano de uma escola pública localizada na cidade de Puxinanã – PB. Os resultados da intervenção mostram que os alunos envolvidos puderam alcançar novas possibilidades de relacionamento com a língua em uso, desenvolvendo a capacidade de leitura ao entrarem em contato com personagens de um universo imaginário e lúdico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lingüística aplicada | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Didática de ensino | pt_BR |
dc.title | Da imagem à palavra : leitura e escrita de histórias em quadrinhos na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Izabel Cristina Gouveia Guimarães.pdf | Izabel Cristina Gouveia Guimarães | 2.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.