Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Izabel Cristina Gouveia-
dc.date.accessioned2013-11-20T19:44:51Z-
dc.date.available2013-11-20T19:44:51Z-
dc.date.issued2013-11-20-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2439-
dc.descriptionGuimarães, I. C. G. Da imagem à palavra: leitura e escrita de histórias em quadrinhos na sala de aula. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractAs Histórias em Quadrinhos (HQs) constituem-se como um gênero textual que pode ser motivador da leitura em sala de aula, uma vez que muito tem a contribuir com os projetos pedagógicos das escolas, em especial, no ensino fundamental. Diante do exposto, apresentamos como objetivo desta pesquisa identificar as estratégias utilizadas por leitores para compreensão das HQs em um 6ª ano do ensino fundamental. Nosso trabalho está respaldado em estudos teóricos divulgados por Bakhtin (1997), Koch e Elias (2009), Mendonça (2005), Marcuschi (2008, 2005), dentre outros. É relevante ressaltar que nosso interesse com o estudo das HQs se justifica quando passamos a entender que tais histórias se constituem por ser um gênero textual em que podemos ter contato com textos verbais e com não-verbais; e esta junção faz com que se trabalhe, também, a interpretação do não-verbal inserido na criatividade de cada um, possibilitando para os docentes um trabalho satisfatório dentro da sala de aula. Nosso trabalho se caracteriza como pesquisa-ação, de natureza qualitativa e abordagem interpretativa. A pesquisa foi realizada em uma turma do 6º ano de uma escola pública localizada na cidade de Puxinanã – PB. Os resultados da intervenção mostram que os alunos envolvidos puderam alcançar novas possibilidades de relacionamento com a língua em uso, desenvolvendo a capacidade de leitura ao entrarem em contato com personagens de um universo imaginário e lúdico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLingüística aplicadapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDidática de ensinopt_BR
dc.titleDa imagem à palavra : leitura e escrita de histórias em quadrinhos na sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel Cristina Gouveia Guimarães.pdfIzabel Cristina Gouveia Guimarães2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.