Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2442
Título: Estrangeirismo no livro didático de língua portuguesa: ter ou não ter?: eis a questão
Autor(es): Santos, Israel Almeida dos
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Livro Didático
Ensino-Aprendizagem
Estrangeirismo
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Este artigo tem como objetivo levar ao conhecimento dos leitores a importância social do estrangeirismo na sociedade atual. Buscaremos, assim, refletir a forma como o estrangeirismo é apresentado no livro didático de Língua Portuguesa (mais especificamente o estrangeirismo oriundo da língua inglesa) a partir da análise de itens e expressões lexicais, no que concerne a seu valor e importância dentro das práticas sociais. Para tanto, esta abordagem será desenvolvida com base em pesquisa de cunho documental, pois terá como suporte de análise o livro didático de Língua Portuguesa “Português Linguagens”, da Editora Atual, produzido por Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães é direcionado para estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico tivemos como referências autores como Alkmim (2008), Bagno (1999), Bezerra (2001), Faraco(2001, 1991), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam que o uso dos elementos lexicais do inglês no livro didático analisado converge para uma concepção de língua ainda focada na forma, não incorporada pelas noções de língua pregadas pela sociolinguística – como heterogênea – e que, mesmo não comprometendo a dinâmica da língua, as atividades poderiam se diversificar para além da forma, já que a diversificação poderia contribuir ainda mais para a riqueza do trato com o ensino de língua materna via livro didático.
Descrição: Santos, I. A. dos. Estrangeirismo no livro didático de língua portuguesa: ter ou não ter?: eis a questão. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2442
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Israel Almeida dos Santos.pdfIsrael Almeida dos Santos947.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.