Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24451
Título: A produção textual no contexto de preparação para o ENEM: um olhar para o procedimento metodológico da reescrita
Autor(es): Macedo, Ana Beatriz de Albuquerque
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Produção textual
Redação
Reescrita
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: No contexto educacional do Brasil, os alunos enfrentam a seleção unificada do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para conseguirem ingressar nos diversos cursos de nível superior. Assim, dentro deste processo, todos os discentes devem produzir um texto dissertativo argumentativo. Esta investigação justifica-se pela extrema relevância acerca da oportunidade de analisar e de refletir sobre procedimentos metodológicos utilizados no processo de escrita textual. Isto posto, objetivamos, neste artigo, analisar as intervenções metodológicas, realizadas pela professora-pesquisadora em formação inicial, durante a reescrita do texto redação do Enem, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Especificamente, (i) pontuar os tipos de interações utilizadas pelo professor durante a metodologia aplicada para a reescrita do texto e (ii) identificar o tipo de reescrita que mais contribuiu para o desenvolvimento da progressão temática. Inseridas na área da Linguística Aplicada (LA), buscamos as contribuições teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), representado por Bronckart (1999; 2006); Scheneuwly, Dolz e Noverraz (2004), Bazarim (2009) e Pereira e Leite (2010). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa intervencionista. Os dados gerados para a análise são produções escritas e reescritas, de cinco alunos, do 3º ano do ensino médio, inseridos em uma escola particular, onde a professora-pesquisadora leciona. Foram escolhidos os textos de dois alunos para pautarem nossa análise, levando em consideração o critério de um ter participado do exame, em outros anos, e o outro nunca ter feito a prova, pois o conhecimento prévio acerca do gênero solicitado intervém, diretamente, no processo de escrita. Durante a análise foi observado a progressão temática, sob o aspecto textual da informatividade. Os resultados apontam um caráter mais satisfatório no texto reescrito de forma coletiva, por meio da interação um-para-muitos, e a importância dos alunos começarem a compreender a produção textual como processo, aspectos esses que contribuíram para a autorreflexão do professor-pesquisador sobre o seu agir docente, em um contexto real de ensino.
Descrição: MACEDO, A. B. A. A produção textual no contexto de preparação para o ENEM: um olhar para o procedimento metodológico da reescrita. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24451
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANA BEATRIZ DE A MACEDO.pdfPDF - ANA BEATRIZ DE ALBUQUERQUE MACEDO1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO280.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.