Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24460
Título: O método de Bogomol'nyi aplicado aos defeitos topológicos do tipo kink e vórtices
Autor(es): Silva, Erinaldo Emiliano da
Palavras-chave: Defeitos Topológicos
Mecanismo de Bogomol"nyi
Vórtice
Simetria - Física
Data do documento: 25-Mai-2021
Resumo: Este trabalho trata de forma sucinta o estudo de defeitos topológicos em sistemas planares relativísticos (conhecido como vórtices), onde o mesmo apresenta peculiaridades bastante interessantes em diversas áreas da física. Discutimos inicialmente alguns conceitos relativos à topologia geral, o estudo da origem da relatividade restrita desenvolvida por Einstein partindo da incoerência das transformações de Galileu, o formalismo lagrangeano para determinar as equações de movimentos que governam os fenômenos. Além disso, realizamos o estudo do mecanismo de Bogomol`nyi, ferramenta matemática que permite obter as equações BPS (Bogolmol`nyi-Prasad-Sommerfield) que minimizam a energia do sistema. Foram encontradas soluções para os modelos Maxwell-Higgs e Chern-Simons-Higgs no que diz respeito às soluções tipo vórtices, nos possibilitando chegar a uma energia finita e que, de fato, gera um círculo de vácuo degenerado no plano (energia mínima degenerada), como previsto na literatura. Por outro lado, quando o espaço dos vórtices é imerso no espaço quadridimensional ocorre o surgimento das cordas. Como a parede de domínio (kink), cordas não apresentam energia finita, mas encontramos energia finita e localizada por unidade de comprimento.
Descrição: SILVA, Erinaldo Emiliano da. O método de Bogomol'nyi aplicado aos defeitos topológicos do tipo kink e vórtice. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24460
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erinaldo Emiliano da SilvaPDF - Erinaldo Emiliano da Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito182.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.