Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24475
Título: Alice no País das Maravilhas: fantasia e lógica matemática
Autor(es): Lima, Éllida Maria da Silva
Palavras-chave: Matemática
Literatura
Lógica
Raciocínio lógico
Data do documento: 3-Set-2020
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar as potencialidades em inserir literatura nas aulas de Matemática. Diante de tantas opiniões negativas e das dificuldades encontradas na aprendizagem desta disciplina, nasce o nosso desejo em buscar metodologias que contribuam na mudança destas concepções. Segundo Menezes (2011), unir literatura com Matemática pode promover benefícios no processo de ensino e aprendizagem deste componente curricular. Escolhemos o romance Alice no País das Maravilhas como exemplo de obra literária a ser explorado matematicamente. Trata-se de uma literatura infanto-juvenil escrita por Lewis Carroll, pseudônimo do matemático Charles Lutwidge Dodgson. Neste romance, que possui muita fantasia e coisas sem lógica, é possível encontrar princípios lógicos nas entrelinhas que pode ser explorado nas aulas de lógica obtendo resultados positivos. Fizemos uma pesquisa teórica sobre a relação entre Matemática e literatura, e sobre formas que o professor pode explorá-las. Ao fim de nossa pesquisa, percebemos que o professor de Matemática deve também ser um colaborador no incentivo de leituras. E, trabalhar literaturas como recurso didático nesta disciplina pode mudar a dinâmica das aulas, já que se trata de algo não muito utilizado e os alunos estarão desenvolvendo habilidades que lhes são tão úteis, como a capacidade de interpretar fatos e expor suas ideias com clareza. Trazemos também a importância de ensinar lógica, pois mesmo esta não se configurando um conteúdo curricular, se for inserida no ensino de outros conteúdos tem muito a contribuir para a aprendizagem. De acordo com Scolari, Bernardi e Cordenonsi (2007), no ensino de lógica é trabalhado o raciocínio lógico no qual este fornece aos alunos capacidades de desenvolver senso crítico e habilidades de argumentar. Neste sentido, torna-se interessante que os princípios da lógica matemática sejam explorados desde os anos iniciais, pois seu estudo trará contribuições para a formação do aluno.
Descrição: LIMA, Éllida Maria da Silva. Alice no País das Maravilhas: fantasia e lógica matemática. 2020. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24475
ISSN: CDD 510.7
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Éllida Maria da Silva LimaPDF - Éllida Maria da Silva Lima464.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito833.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.