Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2449
Título: | Reflexões sobre o ensino/aprendizagem de vocabulário nas aulas de língua inglesa |
Autor(es): | Marques, Paulo Alberto |
Palavras-chave: | Inglês Vocabulário Música Ensino aprendizagem Didática de ensino |
Data do documento: | 20-Nov-2013 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar de que maneira ocorre o ensino/aprendizagem de vocabulário em aulas de língua inglesa de um curso de extensão. Para isso, como embasamento teórico, faremos uso das teorias de Brooks e Warrens (1966), Hutchinson e Waters (1987), Lewis (1993), Rodrigues (2007), e Zilles (2007) dentre outros autores que abordam a mesma temática. Para realização deste trabalho, desenvolvemos uma pesquisa-ação de natureza qualitativa com três alunas do nível básico de língua inglesa, em um programa de extensão em línguas estrangeiras da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa também objetiva verificar qual a visão que os alunos e o professor têm a respeito da relação entre o ensino e a aprendizagem de vocabulário, em um curso de extensão de língua inglesa, identificando assim o tipo de abordagem de vocabulário adotada pelo professor para o ensino de vocabulário, e como o professor transmite esse ensino, focalizando metáforas. Constatamos que os alunos se apropriam do vocabulário, mas para que esse aprendizado se dê de forma eficaz, é necessário que o professor faça o uso de diferentes abordagens de ensino de vocabulário. Verificamos também que a música que se constitui como um instrumento (AMIGUES, 2004) de auxílio no ensino de vocabulário, neste caso, metáforas, é eficaz, e que o envolvimento do aluno com a música, estimula este a participar de forma mais efetiva na atividade, bem como nas aulas de modo geral. |
Descrição: | Marques, P. A. Reflexões sobre o ensino/aprendizagem de vocabulário nas aulas de língua inglesa. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2449 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paulo Alberto Marques.pdf | Paulo Alberto Marques | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.