Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2449
Título: Reflexões sobre o ensino/aprendizagem de vocabulário nas aulas de língua inglesa
Autor(es): Marques, Paulo Alberto
Palavras-chave: Inglês
Vocabulário
Música
Ensino aprendizagem
Didática de ensino
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar de que maneira ocorre o ensino/aprendizagem de vocabulário em aulas de língua inglesa de um curso de extensão. Para isso, como embasamento teórico, faremos uso das teorias de Brooks e Warrens (1966), Hutchinson e Waters (1987), Lewis (1993), Rodrigues (2007), e Zilles (2007) dentre outros autores que abordam a mesma temática. Para realização deste trabalho, desenvolvemos uma pesquisa-ação de natureza qualitativa com três alunas do nível básico de língua inglesa, em um programa de extensão em línguas estrangeiras da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa também objetiva verificar qual a visão que os alunos e o professor têm a respeito da relação entre o ensino e a aprendizagem de vocabulário, em um curso de extensão de língua inglesa, identificando assim o tipo de abordagem de vocabulário adotada pelo professor para o ensino de vocabulário, e como o professor transmite esse ensino, focalizando metáforas. Constatamos que os alunos se apropriam do vocabulário, mas para que esse aprendizado se dê de forma eficaz, é necessário que o professor faça o uso de diferentes abordagens de ensino de vocabulário. Verificamos também que a música que se constitui como um instrumento (AMIGUES, 2004) de auxílio no ensino de vocabulário, neste caso, metáforas, é eficaz, e que o envolvimento do aluno com a música, estimula este a participar de forma mais efetiva na atividade, bem como nas aulas de modo geral.
Descrição: Marques, P. A. Reflexões sobre o ensino/aprendizagem de vocabulário nas aulas de língua inglesa. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2449
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Alberto Marques.pdfPaulo Alberto Marques1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.