Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2452
Título: Crenças de aprendizes sobre leitura: implicações para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
Autor(es): Dantas, Dione Barbosa
Palavras-chave: Leitura
Língua Inglesa
Prática Pedagógica
Ensino de Língua Estrangeira
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Considerando que o ensino de leitura nas aulas de língua inglesa no Brasil vem se tornando cada vez mais comum, uma vez que a realidade da escola pública não possibilita o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas (falar, ouvir, ler e escrever), decidimos pesquisar o que acontece em uma sala de aula da escola pública no que se refere à habilidade de leitura. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar as crenças de um grupo de alunos do 2º ano do Ensino Médio em relação à leitura em Língua Inglesa, para verificar e discutir as concepções de leitura, as motivações para o desenvolvimento desta habilidade na disciplina, e as dificuldades destes alunos na prática de leitura em Língua Inglesa. Para isso, foi usado um questionário para melhor conhecer os interesses e dificuldades dos alunos no que concerne a leitura em língua inglesa. Como apoio teórico, utilizamos os PCNs (1998, 2000), e as pesquisas de Leffa (1998), Kleiman (2007) e Barcelos (2004). Acreditamos que a pesquisa seja relevante para professores-pesquisadores da área de Língua Inglesa porque, baseando-nos nos resultados deste trabalho sobre as crenças dos alunos, poderemos colaborar na elaboração de aulas mais interessantes, interativas e acessíveis ao mundo dos alunos-leitores.
Descrição: Dantas, D. B. Crenças de aprendizes sobre leitura: implicações para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2452
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dione Barbosa Dantas.pdfDione Barbosa Dantas15.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.