Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24618
Título: Funções orgânicas: Uma proposta lúdica como recurso pedagógico no ensino de Química
Autor(es): Cordeiro, Bráulio Pereira
Palavras-chave: Ludicidade
Ensino de Química
Compostos orgânicos
Data do documento: 1-Jul-2019
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa de caráter qualitativo que tem por objetivo investigar a experiência da inserção do jogo didático de dominó com as funções orgânicas como uma proposta metodológica lúdica no processo de aprendizagem, de modo a trabalhar o conteúdo de funções orgânicas em uma turma do ensino médio, 3°ano, composta de 20 alunos, os quais foram divididos em cinco grupos, contendo quatro alunos por grupo. A elaboração deste trabalho foi desenvolvida seguido de algumas etapas que englobaram a aplicação de aulas, questionário acerca deste modelo proposto aplicado na pesquisa, a aplicação do jogo didático de dominó com as funções orgânicas desenvolvido com materiais alternativos que correlacionam os compostos orgânicos e suas respectivas identificações, este, joga-se da mesma forma que um dominó comum bastante popular em nosso cotidiano. Além de contar também com redação de texto dissertativo. Estas etapas tem o intuito de avaliar a eficácia de tais métodos na construção do conhecimento químico, visando facilitar a aprendizagem do aluno. Com base nos resultados obtidos pôde-se constatar que o uso de jogos didáticos para a área de Ensino de Química é relevante, visto que apresentou resultados satisfatórios, além de contribuir de forma significativa na aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas de forma prazerosa e eficiente, como também englobou aspectos importantes para a formação científica e cidadã dos educandos, propiciando assim uma rica interação entre os participantes. Dessa forma, os alunos obtiveram uma compreensão mais clara e elaborada sobre a temática, assim como, dos conhecimentos específicos da disciplina de Química. Logo, esta proposta seguiu os critérios de classificação avaliado por Bloom (1993) que teve como parâmetros avaliativos a avaliação diagnóstica, formativa e somativa.
Descrição: CORDEIRO, B. P. Funções orgânicas: Uma proposta lúdica como recurso pedagógico no ensino de Química. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24618
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bráulio Pereira Cordeiro.pdfPDF - Bráulio Pereira Cordeiro1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.