Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24654
Título: Relato de experiência: Ressignificando saberes a partir de uma abordagem ativa para o ensino de funções oxigenadas
Autor(es): Félix, Maria Elizabeth de Oliveira
Palavras-chave: Metodologias ativas
Ensino de Química
Química orgânica
Enfoque CTSA
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: O ensino vem se modificando cada vez mais a partir dos documentos oficiais que regem a educação brasileira, nos quais é perceptível a tentativa de aproximar a realidade e o cotidiano dos discentes ao âmbito escolar. Nessa perspectiva, o professor passa a ser um mediador no processo de ensino aprendizagem, sendo sua responsabilidade construir nos alunos um pensamento crítico, cidadão e, consequentemente, oferecer subsídios para que futuramente eles possam utilizar esse conhecimento em seu benefício. Para tanto, diversas abordagens estão sendo elaboradas pensando em colaborar com o avanço do processo de ensino e aprendizagem, entre elas destaca-se o enfoque CTSA, os temas geradores e as metodologias ativas, as quais possuem uma gama de possibilidade e, neste trabalho focamos no uso de três, sendo elas, o JigSaw (Quebra Cabeças), os mapas conceituais e a gamificação. Embasado nessas discussões, a pesquisa visa conduzir, de forma diferenciada e colaborativa, aulas sobre o conteúdo de funções oxigenadas, utilizando as metodologias ativas citadas anteriormente, a partir do tema gerador plantas medicinais. A presente pesquisa foi realizada em uma escola estadual na cidade de Alagoa Grande – PB, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, na qual a maior parte dos alunos estão inseridos em um contexto rural, justificando a escolha do tema. Inserida em um enfoque qualitativo, a pesquisa delineia-se a partir de procedimentos da pesquisa-ação, com a utilização de questionários e observação participante. De maneira geral, o trabalho obteve bons resultados frente aos aspectos as quais abordava, científico, social e ambiental e frente as novas metodologias utilizadas, destas, houve maior apreço pela gamificação, o que pode ser justificado pela dinamização a qual essa metodologia propõe. Assim, é perceptível o quanto a contextualização, dentro do universo dos alunos, e a aplicação de metodologias colaborativas podem contribuir para a construção de um conhecimento mais dinâmico e problematizador.
Descrição: FÉLIX, M. E. de O. Relato de experiência: Ressignificando saberes a partir de uma abordagem ativa para o ensino de funções oxigenadas. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24654
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elizabeth de Oliveira Félix.pdfPDF - Maria Elizabeth de Oliveira Félix2.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.