Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24663
Título: Avaliação da qualidade de vida da pessoa com deficiência visual do Instituto de Educação Assistencial aos Cegos do Nordeste
Autor(es): Silva Neta, Maria Eugênia da
Palavras-chave: Qualidade de vida
Saúde bucal
Pessoas com deficiência visual
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: A visão é considerada a grande promotora da interação humana em atividades motoras, perceptivas e mentais, e a perda desta pode provocar alterações no meio social. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de deficientes visuais utilizando World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-Bref) e a percepção da saúde bucal Oral Health Impact Profile (OHIP-14). Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter transversal, abrangendo pessoas com deficiência visual, nos meses de setembro e novembro de 2019. Foram entrevistados 20 deficientes visuais no Instituto de Educação Assistencial aos Cegos do Nordeste de Campina Grande- Instituto dos Cegos-PB, maiores de 18 anos. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEPB, CAAE: 19537019.8.0000.5187. Para a avaliação da qualidade de vida foi utilizado World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-Bref) e questionário Oral Health Impact, Profile (OHIP-14, versão em português). Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e categorização. Resultados: A análise mostrou que predominou o sexo masculino (80%), com média de idade de 32,25 anos, variando de 18 a 76 anos. Tinham o ensino fundamental 35%, 40% ensino médio e 15% curso superior. Sobre o estado civil 75% eram solteiro, 10% eram casados e 15% eram divorciados. O estudo revelou melhor qualidade de vida nos domínios psicológico e relações sociais. Estes alcançaram os melhores escores (16,3 e 16,0 respectivamente), seguindo-se pelo físico (14,3) e por último o meio ambiente (11,8). Quanto à classificação do domínio todos foram classificados em “Regular” exceto o domínio psicológico que foi “Boa” (4,0). Com relação à percepção de qualidade de vida 70% dos entrevistados relataram “Boa”, 20% regular e 10% boa, e 55% dos entrevistados estão satisfeitos com sua saúde, 10% muito satisfeitos, 5% insatisfeito e 30% indiferente com sua saúde. Conclusão: Concluiu-se que a qualidade de vida dos entrevistados foi Regular. Há uma menor percepção de qualidade de vida nos domínios físico e de meio ambiente, provavelmente decorrentes da situação sócio-estruturais e culturais dos participantes. Quanto às relações sociais e psicológica, os deficientes visuais possuem um bom nível de satisfação sobre seus atributos pessoais. Analisando o OHIP-14 verificou-se que na maioria dos entrevistados, apesar das limitações, estes se preocupam com a condição da sua saúde bucal e se sentem insatisfeitos pela condição que se encontram.
Descrição: SILVA NETA, M. E. da. Avaliação da qualidade de vida da pessoa com deficiência visual do Instituto de Educação Assistencial aos Cegos do Nordeste. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24663
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eugênia da Silva Neta.pdfPDF - Maria Eugênia da Silva Neta1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.