Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24664
Título: Laserterapia na Odontologia com enfoque no tratamento da hipersensibilidade dentinária: Uma revisão da literatura
Autor(es): Melo, Kamila Cibele Bezerra
Palavras-chave: Hipersensbilidade dentinária
Laserterapia
Odontologia
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: A hipersensibilidade dentinária (HD) é uma resposta dolorosa acentuada, não associada a nenhuma outra forma de patologia dental, a estímulos térmicos, evaporativos, tácteis, osmóticos ou químicos. A introdução do laser de baixa potência no tratamento da HD vem ganhando destaque na literatura devido à comprovação pelo seu uso clínico, podendo apresentar resultados já na primeira sessão do tratamento. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar através de uma revisão de literatura a aplicabilidade da laserterapia com enfoque na HD e capacitação de profissionais nesta terapia. Para isso, foi feita uma busca usando bases de dados eletrônicas, incluindo os artigos publicados na íntegra; entre os anos de 2010 a 2019, em idioma português e publicado no Brasil. Obteve-se uma total de 52 artigos, dos quais 15 foram utilizados nesse estudo. Os resultados sugerem que o uso da terapia com laser na Odontologia está aumentando, no entanto, ainda é uma terapia que precisa ser mais difundida entre os cirurgiões-dentistas da maior parte do país, por essa razão existe a necessidade da criação de mais cursos de capacitação e habilitação nessa área. Conclui-se que a HD se trata de uma condição patológica multifatorial, com difícil diagnóstico e diversos tratamentos possíveis, sejam eles mais tradicionais ou trazendo a laserterapia como opção de tratamento coadjuvante. A inserção dessa temática deve ser trazida a luz tanto na graduação de Odontologia quanto na pós-graduação, visto que a laserterapia pode ser considerada um recurso com resultados positivos, na prática clínica odontológica, em diversas frentes, como na Endodontia, Periodontia, Cirurgia, entre outras.
Descrição: MELO, K. C. B. Laserterapia na Odontologia com enfoque no tratamento da hipersensibilidade dentinária: Uma revisão da literatura. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24664
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kamila Cibele Bezerra Melo.pdfPDF - Kamila Cibele Bezerra Melo588.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.