Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24688
Título: Proposta didática para o ensino de Física: Um estudo sobre o tempo
Autor(es): Rocha, Anderson Hermes Cabral da
Palavras-chave: Ensino de Física
Entropia
Relatividade
Proposta didática
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: O tempo é uma grandeza física amplamente utilizada pelo ser humano desde a antiguidade até os dias de hoje. No cotidiano, ele está presente em nossas vidas de tal forma que se tornou parte da nossa identidade ao nos proporcionar a idade. Apesar de ser corriqueiramente utilizado no campo científico, colocando muitos dos estudos desenvolvidos pela ciência em dependência dele, seu conceito é pouco explorado dentro do ensino básico. Ao fazer um levantamento em alguns livros didáticos sobre a abordagem do tempo, percebemos uma carência recorrente. Então, num quadro de análise de cinco livros de autores e editoras diferentes, foram expostas as limitações desses materiais didáticos. Por tais motivos, apresentamos uma proposta didática que possa agregar ao livro didático uma contribuição positiva. Ela é fundamentada em seis tópicos temáticos que partem da conceitualização quantitativa, permeando a construção absoluta de tempo, até o relativismo introduzido pela física moderna, e destacando o entendimento de entropia para elucidação de fenômenos irreversíveis e sua relação com a flecha do tempo. Essa grandeza está tão conectada a nossa vida que influencia diretamente o caráter construtivista e intelectual do ser humano, de tal forma que um estudo direcionado a esse tema pode proporcionar uma aprendizagem verdadeiramente significativa.
Descrição: ROCHA, A. H. C. da. Proposta didática para o ensino de Física: Um estudo sobre o tempo. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24688
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Hermes Cabral da Rocha.pdfPDF - Anderson Hermes Cabral da Rocha712.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.