Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24702
Título: Distúrbios alimentares e nutricionais em crianças com paralisia cerebral: Uma revisão integrativa
Autor(es): Costa, Gizelly Avelino da
Palavras-chave: Distúrbios alimentares
Paralisia cerebral
Trato gastrointestinal
Necessidades nutricionais
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho buscou analisar as manifestações e repercussões dos distúrbios alimentares e nutricionais em crianças diagnosticadas com Paralisia Cerebral, bem como a assistência desenvolvida para esta ordem de transtornos, descritos na literatura. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, pela busca de artigos nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline). Assim, foram selecionadas vinte e quatro produções, submetidas à categorização e análise de conteúdo. Após leitura e extração de dados dos estudos selecionados, verificou-se que tais pesquisas, em sua maioria, buscaram definir a etiologia e manifestações dessas disfunções alimentares, bem como os diferentes modos de manejá-las não apenas por profissionais, mas também pelos familiares da criança. Observou-se também, serem várias as formas de manejo existentes, com diferentes níveis de complexidade e de cujo conhecimento os autores recomendam participem cuidadores e profissionais. Conclui-se que, a despeito da ampla necessidade e de sua relevância, esta problemática assim não é percebida pelo meio acadêmico-científico brasileiro.
Descrição: COSTA, G. A. da. Distúrbios alimentares e nutricionais em crianças com paralisia cerebral: Uma revisão integrativa. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24702
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gizelly Avelino da Costa.pdfPDF - Gizelly Avelino da Costa495.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.