Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24770
Título: | O Laboratório de Matemática no contexto das pesquisas em Educação Matemática do Campus I da UEPB |
Autor(es): | Araújo, José Galgan Moura de |
Palavras-chave: | Laboratório de Ensino de Matemática Materiais didáticos Educação Matemática |
Data do documento: | 12-Dez-2019 |
Resumo: | O ensino da Matemática muitas vezes está entrelaçado com metodologias educacionais consideradas tradicionais. Tais metodologias por sua vez não suprem as necessidades do ensino dessa disciplina de maneira efetiva, causando dificuldades na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos. Assim sendo, faz-se necessário a utilização de novas metodologias e recursos didáticos para um ensino da Matemática que possa ser considerado significativo. Este trabalho tem por finalidade apresentar o que se tem produzido a respeito do Laboratório de Matemática como auxiliador do processo de ensino-aprendizagem, no repositório virtual da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. A busca se deu por meio da utilização do marcador “Laboratório de Ensino de Matemática” (LEM) no próprio repositório virtual. Foram encontrados quatro trabalhos os quais se distribuíam em três modalidades temáticas: “ensino de matemática”, “educação matemática” e “matemática”. Os quatro trabalhos foram analisados e aqui se identificou os esforços crescentes de alguns docentes em romper com o tradicional ensino resumido a explicações expositivas e abstratas, através do auxílio dos materiais didáticos nos LEM‟s. Vale destacar que as pesquisas estudadas neste trabalho, apontam que os cursos de formação de licenciados em matemática, reconhecem a necessidade de uma matemática mais concreta e próxima da realidade do aluno, uma vez que todas possuem LEM‟s em funcionamento em suas instituições, apesar de que este recurso ainda tem sido pouco utilizado nestas instituições e estando pouco presente nas escolas de ensino básico. Conclui-se, portanto que, apesar de ser um tópico de estudo muito importante para o Ensino da Matemática pouco tem se pesquisado e escrito sobre. Reitera-se que apenas o LEM não é capaz de suprir todas as dificuldades de ensino da disciplina, porém, é um ótimo recurso didático metodológico para promover uma educação de melhor qualidade. |
Descrição: | ARAÚJO, J. G. M. de. O Laboratório de Matemática no contexto das pesquisas em Educação Matemática do Campus I da UEPB. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24770 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Galgan Moura de Araújo.pdf | PDF - José Galgan Moura de Araújo | 646.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.