Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24782
Título: Validação de modelos de crescimento aplicados ao perfil de mudanças fisiológicas do sexo feminino
Autor(es): Silva, Iago Renan Valentim da
Palavras-chave: Modelos não lineares
Curvas de crescimento
Métodos de Estimação
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho expõe a aplicação de modelos de crescimento no que se refere ao desenvolvimento fisiológico em pessoas do sexo feminino, caracterizado pela puberdade, sendo esta, o processo de determinação biológica para todos os seres humanos, na qual se restringe ao período de transição da criança para fase adulta, popularmente chamada de adolescência. Foram ajustadas curvas de crescimento associadas a altura e peso de meninas dos oito aos dezoito anos de idade e os dados em estudo foram submetidos ao ajuste dos modelos Logístico, Gompertz e Von Bertalanffy. O método utilizado para o ajuste foi o processo iterativo de Gauss Newton, consequentemente foi realizada a interpretação biológica dos parâmetros, o coeficiente de determinação, o intervalo de confiança a 95% das estimativas, seguida da análise dos resíduos projetados. Também foi empregado o critério de Informação de Akaike e o critério de Informação de Bayes e análise das distâncias de Cook para selecionar o modelo que mais se adequou aos dados. O modelo Logístico se mostrou o mais adequado, sendo o mais indicado para representar curvas de crescimento médio da altura e do peso de meninas.
Descrição: SILVA, I. R. V. da. Validação de modelos de crescimento aplicados ao perfil de mudanças fisiológicas do sexo feminino. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24782
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iago Renan Valentim da Silva.pdfPDF - Iago Renan Valentim da Silva1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.