Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24842
Título: Análise ergonômica do trabalho em trabalhadores da Feira Central de Campina Grande - PB
Autor(es): Oliveira, Karinna Soares
Palavras-chave: Ergonomia
Saúde do trabalhador
Feira Central - Campina Grande
Data do documento: 19-Nov-2020
Resumo: A urbanização de Campina Grande – PB tem um forte vínculo com suas atividades comerciais, tendo a feira como um dos elementos que consolidou a origem e o desenvolvimento da cidade. Atualmente, a feira emprega trabalhadores em sua maioria informais, que estão mais sujeitos a condições de trabalho insalubres, baixas remunerações e extensas jornadas de trabalho, favorecendo as morbidades de natureza física e mental. Dentre as atividades realizadas pelos trabalhadores estão as descargas de mercadorias, no qual se realiza o transporte manual de cargas. Por se tratarem de trabalhadores informais, que realizam atividades de transporte manual de cargas e que necessitam de estratégias voltadas à promoção de saúde, o objetivo geral do estudo foi realizar uma análise ergonômica do trabalho em trabalhadores de um setor da feira central de Campina Grande – PB. Se trata de uma pesquisa do tipo descritiva de caráter exploratório, constituída de trabalhadores do setor de bomboniere da Feira Central de Campina Grande – PB. Foram utilizados uma câmera fotográfica da Marca Sony para registros de imagens e vídeos, a ferramenta ergonômica Ovako Working Posture Analysing System (OWAS), o Diagrama de Corlett e Manenica, a ferramenta Key Indicator Method (KIM) e a equação NIOSH. Após a análise dos dados, observou-se que o setor de bomboniere é composto por trabalhadores em sua maioria multifuncionais, que desempenham a função de estoquistas, realizam o abastecimento e desabastecimento das cargas, bem como o carregamento para o cliente final. A maioria dos trabalhadores que participaram da pesquisa é do sexo masculino, por se tratar de atividades que exigem força e resistência, principalmente para a realização do transporte manual de cargas. Para análise postural foi utilizado o método OWAS. De acordo com o mesmo, as posturas adotadas pelos funcionários são consideradas maléficas à saúde do trabalhador, sendo necessárias adaptações para corrigir a postura dos trabalhadores na execução do serviço determinado ao mesmo. A partir da análise das dores nas principais regiões do corpo através do diagrama de dor de Corlett, pode-se observar que todos os participantes referiram dor na região lombar e no ombro. Através da equação do método de NIOSH, obtêm-se um resultado de Índice de Levantamento (IL) maior que 1, considerado ruim, em que a carga proporciona um risco aumentado de lesões para o trabalhador. Conclui-se que foram identificados os riscos ergonômicos aos quais os trabalhadores estão expostos e os sintomas dolorosos estão associados à atividade laboral devido a má postura, levantamento e transporte de cargas fora dos padrões recomendados.
Descrição: OLIVEIRA, Karinna Soares. Análise ergonômica do trabalho em trabalhadores da Feira Central de Campina Grande - PB. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24842
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karinna Soares OliveiraPDF - Karinna Soares Oliveira2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito500.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.