Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24864
Título: Abandono afetivo inverso e o dever de indenizar à luz do Código Civil brasileiro
Autor(es): Carvalho, Leticia Sousa
Palavras-chave: Abandono afetivo
Responsabilidade
Família
Cuidado
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: O presente artigo visa elucidar uma discussão teórica a partir do conceito de abandono afetivo inverso aplicado ao Direito de Família, que surge dos debates levantados em juízo esgrimindo a possibilidade de responsabilização civil dos filhos pelo abandono afetivo de seus pais. Identificar através da jurisprudência e com o auxílio da doutrina a viabilidade de reparação de dano causado ao idoso por abandono “afetivo”, determinar o motivo da importância na criação de legislação específica a fim de se buscar uma segurança jurídica do grupo tão vulnerável na nossa sociedade e analisar de que forma vem sendo o entendimento do Poder Judiciário acerca dessa problemática, demonstrando de que maneira esse direito vem sendo tutelado pela justiça brasileira. A metodologia utilizada foi o método dedutivo, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica com base na doutrina, jurisprudência e da legislação aplicada à temática. Como resultado o presente artigo debateu pontos primordiais, em que baseado nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da solidariedade familiar, conceitos filosóficos e da psicanalise sobre uma ética da alteridade, relação solidaria de afeto intrafamiliar, deve, tanto o poder legislativo quanto o judiciário responsabilizar o descaso dos filhos visando a condenação de dano moral que vise uma compensação ao idoso.
Descrição: CARVALHO, L. S. Abandono afetivo inverso e o dever de indenizar à luz do Código Civil brasileiro. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24864
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósitoTermo de depósito578.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Letícia Sousa CarvalhoPDF - Letícia Sousa Carvalho818.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.