Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24905
Título: Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca do uso das metodologias ativas no ensino remoto.
Autor(es): Costa, Nara Cristina da Silva
Palavras-chave: Ensino remoto
Metodologias ativas
Aprendizagem na universidade
Aulas remotas
Ciências contábeis
Data do documento: 20-Set-2021
Resumo: O presente estudo tem como finalidade averiguar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da UEPB, acerca do uso das metodologias ativas durante esse período de ensino emergencial remoto. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa; para coleta de dados fez-se uso de questionário. A amostra foi constituída 77 alunos por acessibilidade de uma universidade pública estadual, sendo, portanto, uma amostra não probabilística. Ao avaliar as condições ambientais e tecnológicas, visando saber os meios pelos quais os discentes têm acesso as aulas, foi identificado que (88,3%) utilizam computador de mesa ou notebook, porém, de maneira concomitante ou não, (79,2%) recorrem ao celular. Como fatores que contribuem para a não dedicação aos estudos, foram citados: (i) questões de acesso (internet e equipamentos) (35,06%); (ii) trabalho com vínculo empregatício (32,47%); (iii) cuidado com algum familiar (28,57%). Avaliados quantos aos impactos negativos decorrentes do aprendizado remoto, um percentual de (71,4%) das respostas, representou uma percepção negativa dos discentes nesse aspecto. Identificou-se, ademais, quais métodos eram mais eficazes para proporcionar uma melhor aprendizagem para os discentes, encontrando-se como principais métodos: (i) resolver exercícios; (ii) estudos de caso (68,83%) e; (iii) debater com colegas na sala (55,26%). Ao serem questionados sobre o reconhecimento de metodologias ativas nesse período, percebe-se que (79,2%) dos respondentes, conseguiram identificar o uso delas nesse período remoto. As metodologias mais trabalhadas, segundo a percepção deles, foram: mapa conceitual, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas – ABP. O estudo conclui que para (68,8%) dos discentes, faz-se necessário haver um equilíbrio entre a utilização de metodologias tradicionais e ativas, na formação do profissional. Encontrou –se como limitação, a dificuldade de atingir um número maior de discentes diante do universo total de pesquisa. Ressalta-se a importância de novos estudos sobre o tema, possibilitando uma maior abrangência sobre os modelos de metodologias ativas, aplicadas ao Curso de Ciências Contábeis.
Descrição: COSTA, Nara Cristina da Silva. Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca do uso das Metodologias ativas no ensino remoto. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24905
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nara Cristina da Silva Costa.pdfPDF - Nara Cristina da Silva Costa805.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito645.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.