Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24949
Título: Um olhar sobre as atividades experimentais nos livros didáticos de química do PNLD-2018 para o conteúdo de propriedades coligativas
Autor(es): Silva, Lúcio Andrade
Palavras-chave: Livro Didático de Química
Propriedades coligativas
Atividades experimentais
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: O livro de didático continua sendo a principal referência de trabalho do professor, conforme afirmam Quadros, Lelis, e Freitas (2015). Portando, o livro didático deve ser escolhido de maneira criteriosa, analisando os diversos critérios para obter uma escolha consciente da ferramenta de trabalho do professor. Um dos critérios que o professor de Química deve analisar com muita dedicação são as atividades experimentais. Considerando que as atividades experimentais desempenham papel importante no ensino de ciências devido ao seu caráter motivador. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo de analisar os livros didáticos de Química do PNLD 2018, de como é apresentado as atividades experimentais para o conteúdo das Propriedades Coligativas. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativo do qual se buscou analisar o capitulo do conteúdo das Propriedades Coligativas dos 6 livros do PNLD 2018, a partir dos critérios estabelecidos por Santos (2006), e critérios estabelecidos pelo MEC através do guia de livros didáticos do PNLD 2018. É apresentado um grupo de 15 critérios escolhidos e utilizados para analisar as atividades experimentais presentes nos livros didáticos de química. São poucas as atividades experimentais encontrada nos livros para o conteúdo de Propriedades Coligativas, apenas um dos dos 6 livros de Química analisado possui 4 atividades experimentais, mostrando que os autores se preocuparam com a importância das atividades experimentais para o ensino. Diferentemente do livro de Química LQ5 que não possui nenhuma atividade experimental, dentro do conteúdo das propriedades coligativas, demostrando que para os autores a experimentação não possui nenhum papel de grande interesse no processo de aprendizagem para o aluno, desconsiderando a importância da atividade experimental para o ensino apresentado.
Descrição: SILVA, Lúcio Andrade. Um olhar sobre as atividades experimentais nos livros didáticos de química do PNLD-2018 para o conteúdo de propriedades coligativas. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24949
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lúcio Andrade SilvaPDF - Lúcio Andrade Silva2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito595.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.