Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24960
Título: A espetacularização do crime: uma nova perspectiva sobre a influência das mídias sociais na aplicação do direito penal
Autor(es): Gama Neto, Adauto Francisco da
Palavras-chave: Direito penal
Mídia
Direitos fundamentais
Espetacularização do crime
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: O presente artigo é um estudo sobre a expansão da influência da mídia, principalmente a televisiva, sobre a sociedade e como essa influência afeta a aplicação do direito penal brasileiro em casos concretos. Apesar da mídia ser um excelente meio de difusão de notícias, nem sempre as mídias sociais as divulgam de maneira isenta de sensacionalismo. Assim, o presente trabalho visa responder a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as consequências da influência das mídias sociais na aplicação do direito penal em casos concretos? E, portanto, têm-se como objetivo geral analisar os efeitos da influência da mídia na aplicação do Direito Penal. Observou-se que a mídia se constitui como um quarto poder, em que a grande massa é facilmente influenciável e manipulável pelo discurso desta. Verificou-se ainda que a mídia realiza direta ou indiretamente um pré-julgamento que afeta aos participantes de um processo criminal, e por fim, que a atuação da mídia de forma sensacionista traz impactos para princípios e garantias processuais penais do Ordenamento Jurídico brasileiro. Para atingir os objetivos do presente trabalho, utilizou-se de pesquisas bibliográficas, doutrinárias e jurisprudenciais, obtidas através de acervos públicos, inclusive por meio eletrônico e/ou digital, com enfoque na legislação aplicável, para discutir as hipóteses levantadas.
Descrição: GAMA NETO, Adauto Francisco da. A espetacularização do crime: uma nova perspectiva sobre a influência das mídias sociais na aplicação do direito penal. 2021, 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24960
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adauto Francisco da Gama Neto.pdfPDF - Adauto Francisco da Gama Neto791.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito423.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.