Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24963
Título: Modelagem da qualidade da água de escoamento no sistema de macrodrenagem em uma bacia urbana
Autor(es): Oliveira, Sabrina Holanda
Palavras-chave: Qualidade da água
Modelagem matemática
Águas pluviais
Storm Water Management Model (SWMM)
Data do documento: 22-Fev-2021
Resumo: O desenvolvimento urbano, as modificações no uso do solo e a ausência de estratégias de planejamento contribuem no aumento da carga de poluentes no sistema de drenagem. Neste contexto, o trabalho tem o objetivo de avaliar o comportamento hidrológico qualitativo de parâmetros indicadores da poluição difusa no sistema de macrodrenagem da Bacia Hidrográfica Riacho das Piabas, através do monitoramento e modelagem matemática utilizando o programa Storm Water Management Model (SWMM). Para isso, a metodologia divide-se em três etapas: monitoramento (com a caracterização do sistema e análises físico-químicas da água); tratamento dos dados; e simulação da área de estudo. Através das análises laboratoriais, verifica-se que as maiores concentrações dos poluentes ocorrem durante o período seco, que representa a descarga contínua de águas residuárias. A intensidade da precipitação mostra grande influência na concentração do escoamento gerado visto que ocorre a diluição dos poluentes. A partir da modelagem da qualidade da água, constatou-se que a retirada dos principais pontos de contribuição de esgotos proporciona uma relevante diminuição da concentração dos poluentes a jusante do sistema. A melhoria da permeabilidade não apresentou resultados satisfatórios frente à problemática da poluição pontual. O uso do software SWMM mostrou-se adequado para os objetivos deste trabalho, com resultados satisfatórios nas simulações.
Descrição: OLIVEIRA, Sabrina Holanda. Modelagem da qualidade da água de escoamento no sistema de macrodrenagem em uma bacia urbana. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24963
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sabrina Holanda OliveiraPDF - Sabrina Holanda Oliveira2.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito578.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.