Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24970
Título: Avaliação de risco da qualidade da água através da modelagem hidráulica no sistema de abastecimento de água da cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Lima, Amanda Raquel Bezerra de
Palavras-chave: Cloro residual livre
Epanet 2.0
Qualidade da água
Análise de Modos e Efeitos de Falhas-FMEA
Data do documento: 26-Fev-2021
Resumo: Tendo em vista que a segurança da qualidade da água de abastecimento público é fator essencial para o desenvolvimento e a saúde dos consumidores, além de ser um direito de todos os cidadãos, pesquisou-se sobre as características do sistema de abastecimento de água de modo a identificar os possíveis impactos que os usuários estão expostos ao consumirem água da rede de distribuição. Para tanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar os riscos de degradação da qualidade da água associados às falhas estruturais, operacionais e de manutenção da rede de distribuição de água de bairros localizados na zona de pressão B da cidade de Campina Grande-PB, visando contribuir para a adoção de uma abordagem de gestão mais científica da qualidade da água, tanto do ponto de vista do controle como do ponto de vista da vigilância. A identificação dos riscos foi feita através de ferramentas de simulação do comportamento do indicador cloro residual livre (CRL) na rede, por meio do software Epanet 2.0 e da metodologia de análise de risco Análise de Modos e Efeitos de Falhas – FMEA. Os resultados da pesquisa constataram que os maiores riscos são decorrentes da falta de uma rotina de manutenção nos reservatórios, o que os leva a uma maior vulnerabilidade às contaminações, e o não cumprimento do padrão de potabilidade para o CRL em grande parte da rede de distribuição, sendo o mesmo o grande responsável por garantir água segura da estação de tratamento até os pontos de consumo. Conclui-se que, para uma gestão mais qualificada do abastecimento público, as metodologias de análise de risco, juntamente à simulação da rede, aplicadas de forma abrangente e integrada, mostraram-se eficientes para prever o comportamento futuro de um sistema, auxiliando na tomada de decisões por parte dos gestores, visando uma segurança efetiva na qualidade da água distribuída para consumo humano.
Descrição: LIMA, Amanda Raquel Bezerra de. Avaliação de risco da qualidade da água através da modelagem hidráulica no sistema de abastecimento de água da cidade de Campina Grande-PB. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24970
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Raquel Bezerra de LimaPDF - Amanda Raquel Bezerra de Lima3.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito828.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.