Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24974
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Rubens Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T22:19:38Z | - |
dc.date.available | 2021-10-19T22:19:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24974 | - |
dc.description | MARQUES, R. M. A pesquisa científica no ensino básico: uma relação de importância para a formação de sujeitos críticos do espaço vivido. 2021. 50 f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Geografia como ciência atrelada a estudar o espaço produzido e transformado pelo homem, se constitui como disciplina nos currículos escolares no oferecimento de um conhecimento sistematizado para a formação do cidadão que compreende o mundo no qual ele está inserido. Dessa forma, o professor de geografia precisa buscar formas para construir o conhecimento através de metodologias que favoreçam um relacionamento com a realidade presente no espaço do aluno. Nessa perspectiva, a pesquisa escolar de cunho científico se torna objeto de estudo para esse trabalho, tendo como objetivo analisar a importância da pesquisa científica como instrumento educativo para o ensino de Geografia para a formação de sujeitos críticos do seu espaço. A metodologia que norteia essa análise está pautada em uma discussão a partir do método dialético, em uma abordagem qualitativa, organizada a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Dessa forma podemos compreender que a pesquisa escolar organiza um espaço propício para colocar o aluno no centro da aprendizagem, dentro do protagonismo de buscar seu conhecimento a partir de métodos de análise do espaço e solução de problemas. Embora dentro das escolas haja dificuldades de aplicar um estudo científico pragmático, é necessário que haja uma mudança do ensino de Geografia que aproxime o aluno daquilo que é ensinado a aquilo que é vivenciado por eles no mundo ao seu redor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Antonio Albuquerque da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title | A pesquisa científica no ensino básico: uma relação de importância para a formação de sujeitos críticos do espaço vivido | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EG - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rubens Martins Marques.pdf | PDF - Rubens Martins Marques | 835.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.