Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Rubens Martins-
dc.date.accessioned2021-10-19T22:19:38Z-
dc.date.available2021-10-19T22:19:38Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.issnCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24974-
dc.descriptionMARQUES, R. M. A pesquisa científica no ensino básico: uma relação de importância para a formação de sujeitos críticos do espaço vivido. 2021. 50 f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Geografia como ciência atrelada a estudar o espaço produzido e transformado pelo homem, se constitui como disciplina nos currículos escolares no oferecimento de um conhecimento sistematizado para a formação do cidadão que compreende o mundo no qual ele está inserido. Dessa forma, o professor de geografia precisa buscar formas para construir o conhecimento através de metodologias que favoreçam um relacionamento com a realidade presente no espaço do aluno. Nessa perspectiva, a pesquisa escolar de cunho científico se torna objeto de estudo para esse trabalho, tendo como objetivo analisar a importância da pesquisa científica como instrumento educativo para o ensino de Geografia para a formação de sujeitos críticos do seu espaço. A metodologia que norteia essa análise está pautada em uma discussão a partir do método dialético, em uma abordagem qualitativa, organizada a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Dessa forma podemos compreender que a pesquisa escolar organiza um espaço propício para colocar o aluno no centro da aprendizagem, dentro do protagonismo de buscar seu conhecimento a partir de métodos de análise do espaço e solução de problemas. Embora dentro das escolas haja dificuldades de aplicar um estudo científico pragmático, é necessário que haja uma mudança do ensino de Geografia que aproxime o aluno daquilo que é ensinado a aquilo que é vivenciado por eles no mundo ao seu redor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Antonio Albuquerque da Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleA pesquisa científica no ensino básico: uma relação de importância para a formação de sujeitos críticos do espaço vividopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rubens Martins Marques.pdfPDF - Rubens Martins Marques835.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.