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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24992
Título: | Educação e cidadania: reflexões sobre a escolarização como contribuinte para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade |
Autor(es): | Ferreira, Layz Karolina Belarmino |
Palavras-chave: | Ressocialização Sistema prisional Pessoas privadas de liberdade Escolarização |
Data do documento: | 8-Out-2021 |
Resumo: | Este estudo aborda reflexões sobre os processos de ressocialização de pessoas privadas de liberdade, tomando como referência a educação escolar e experiências desenvolvidas no mundo do trabalho, dentro e fora do sistema prisional, a partir de projetos e programas ofertados no Estado da Paraíba. Além disso, objetiva refletir sobre a contribuição desses incentivos que possibilitam a ampliação das possibilidades de ressocialização das pessoas privadas de liberdade, especialmente no que diz respeito aos índices de aprovação e continuidade dos estudos, e a redução das reincidências de prisões e crimes dos egressos. Situado na perspectiva da abordagem qualitativa, faz-se uso da pesquisa bibliográfica, primando por leituras teóricas de dissertações e teses identificadas através do sistema de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que é coordenada e desenvolvida pelo Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologias). Identificados os estudos que abordam temas correlatos, esta pesquisa pauta-se em autores e autoras como Campos (2015), Santiago (2011), Arbage (2017), Carvalho (2013), Foucault (2002) e Freire (1989), entre outros. Nesta pesquisa, encontra-se como resultados que qualquer pessoa, através da educação, pode ter uma vida digna, levando em consideração, principalmente, aquelas que vivem presas e cumprem penas em presídios e cadeias, podendo não somente ter uma vida melhor, como ter um grau de escolaridade maior, ter melhores oportunidades de emprego e poder oferecer um modo de vida adequado para a sua família, reduzindo os níveis de analfabetismo, de exclusão social, de criminalidade e, por consequência, conseguir sua exclusão dos sistemas prisionais do Estado e reinserção no mundo através de programas e projetos que ofertam educação escolar e profissionalizante. |
Descrição: | FERREIRA, L. K. B. Educação e Cidadania: Reflexões sobre a escolarização como contribuinte para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. 2021. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24992 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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