Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24996
Título: O cenário da mão de obra feminina na Engenharia Civil
Autor(es): Montenegro, Thaisa Thayanne da Costa
Palavras-chave: Situação social da mulher
Engenheiras
Feminismo
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: Desde a inserção da mulher no mercado de trabalho, sua mão de obra foi concentrada em setores associados muitas vezes ao cuidado e a educação, cujas funções já eram desempenhadas por mulheres no ambiente doméstico. Porém, com o passar dos anos, a mão de obra feminina começou a ganhar espaço em outros ramos, como por exemplo, na construção civil, onde elas têm encontrado algumas barreiras associadas ao gênero. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o cenário de inserção de mulheres no ramo da engenharia civil, abordando o que motivou às mesmas para ingressarem nessa profissão, bem como também investigar as condições de trabalho da mulher neste ambiente e assim, enriquecer a voz das mulheres no que tange a busca da igualdade de gênero. A metodologia consiste em duas etapas: revisão da literatura, para obtenção do embasamento teórico do tema e na segunda etapa, a realização de entrevistas por meio de questionários semiestruturados com 31 engenheiras civis, buscando coletar dados e conhecimentos específicos de engenheiras civis que atuam em diferentes áreas do mercado, todo o projeto obedeceu a descrição das identidades das entrevistadas. Foram analisadas 6 variáveis nos questionários, a escolha do curso de Engenharia, a trajetória na graduação, a inserção no mercado de trabalho, a atuação e os desafios, a maternidade e os avanços observados. Ao comparar as questões discutidas em diversos trabalhos acadêmicos e os resultados de pesquisas de campo, conclui-se que a igualdade de gênero na engenharia civil ainda tem obstáculos a serem superados, mas há evidências de que a sociedade está avançando cada vez mais na aceitação de mulheres na construção civil que é um ramo tradicionalmente tido como masculino, bem como, existe um caminho de empoderamento destas mulheres ao enfrentar as barreiras sociais e escolherem a engenharia civil. Palavras-Chave: Igualdade de gênero. Engenheiras. Inserção. Feminismo.
Descrição: MONTENEGRO, Thaisa Thayanne da Costa. O cenário da mão de obra feminina na Engenharia Civil. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24996
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaisa Thayanne da Costa Montenegro.pdfPDF - Thaisa Thayanne da Costa Montenegro1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de depósito96.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.