Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2500
Título: Ensino da escrita em inglês: um olhar crítico
Autor(es): Laurentino, Aluska Minelly Pereira Leão
Palavras-chave: Ortografia
Escrita
Gêneros Textuais
Ensino de Língua Estrangeira
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: A escrita através de sua natureza essencialmente comunicativa e consequentemente interativa constitui-se em uma ferramenta extremamente eficaz e significativa no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Cientes da relevância da escrita no dia a dia das pessoas, procuramos nesta pesquisa investigar o papel fundamental que o ato de escrever desempenha no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: I) identificar as funções dadas à escrita nos contextos escolar e extraescolar, II) investigar quais abordagens da escrita foram determinantes para a produção escrita dos aprendizes de uma turma de extensão de inglês básico. Para tanto, nos respaldamos principalmente nas contribuições de Krashen (2003) para o ensino/aprendizagem da escrita, bem como nos estudos de Richards (1990) quanto às fases fundamentais envolvidas nesse processo. Quanto à nossa metodologia, utilizamos o modelo da pesquisa etnográfica e nossa coleta de dados foi fruto de respostas de questionários aplicados com a professora e os aprendizes do curso de extensão. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontaram para a forte influência da abordagem de escrita adotada pela professora no desenvolvimento das produções escritas dos aprendizes. Tais constatações apontaram para o fato de que as experiências já mantidas pelos aprendizes com a escrita em sua língua materna somadas a uma abordagem que valorize tal prática em seu processo de aprendizagem são fundamentais no desenvolvimento de suas produções escritas em língua estrangeira.
Descrição: Laurentino, A. M. P. L. Ensino da escrita em inglês: um olhar crítico. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2500
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluska Minelly Pereira Leão Laurentino.pdfAluska Minelly Pereira Leão Laurentino514.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.