Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25005
Título: Os Impactos da "Lei dos Distratos" nos Contratos de Incorporação Imobiliária
Autor(es): Ribeiro, Thiago Barros da Silva
Palavras-chave: Direito civil
Direito imobiliário
Contratos
Lei dos Distratos
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: A Lei 13.786 entrou em vigência no ano de 2018, e trouxe alterações para o desfazimento dos contratos de negócios imobiliários, buscando uniformizar entendimentos judiciais sobre o tema. Tendo em vista a relevância das mudanças trazidas pelo dispositivo legal, especialmente no que concerne às suas repercussões jurídicas, pesquisa-se sobre os impactos trazidos pelo advento do novo diploma no que tange aos contratos de incorporação imobiliária. Para tanto, é necessário realizar um estudo aprofundado com o intuito de explorar a doutrina sobre os contratos, examinar as modalidades de contratos preliminares e comparar os processos de desfazimento de contratos de incorporação imobiliária em momento prévio e posterior à edição normativa. Realiza-se, portanto, uma pesquisa bibliográfica e documental feita através de análise doutrinária e jurisprudencial, com base no método dedutivo. Diante disso, verifica-se que a alteração legislativa trouxe importantes mudanças para a dinâmica contratual dos negócios imobiliários, à exemplo da inclusão contratual do quadro-resumo, possibilidade de fixação de cláusula de tolerância, estabelecimento de percentuais de retenção de valores em caso de resilição ou resolução contratual e o exercício do arrependimento por parte do consumidor. Apesar de trazer soluções, a chamada “Lei dos Distratos” levantou também novos questionamentos, especialmente no que tange à segurança dos consumidores de empreendimentos imobiliários e a possibilidade do estabelecimento de cláusulas abusivas, de modo que, apesar de buscar inicialmente solucionar matéria de divergência judicial, poderá ocasionar o surgimento de novas demandas que necessitam da prestação jurisdicional.
Descrição: RIBEIRO, Thiago Barros da Silva. Os impactos da "lei dos distratos" nos contratos de incorporação imobiliária. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25005
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF -THIAGO BARROS DA SILVA RIBEIRO.pdfPDF - Thiago Barros da Silva Ribeiro450.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DEPÓSITO TCC.pdfTermo de Depósito553.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.