Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25035
Título: Usos e perspectivas para o segmento de energia solar em Mari-PB
Autor(es): Pereira, Silas Fernando
Palavras-chave: Energia solar
Painéis Solares
Energia elétrica
Custos de eletricidade
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: A sociedade moderna necessita cada vez mais de energia elétrica para suprir o seu estilo de vida dependente de equipamentos eletrônicos. Com o decorrer dos anos essa necessidade por energia não para de crescer, por outro lado as formas tradicionais de se gerar energia no Brasil provenientes das hidroelétricas, que hoje corresponde a mais de 65%, não tem acompanhado esse crescimento do consumo de energia elétrica. As últimas estiagens têm feito com que o volume dos reservatórios fique baixo, fato esse que força o uso de fontes alternativas as hidroelétricas, a exemplo disso temos as termoelétricas, que por sua vez tem custos de geração mais elevados, e esses custos são repassados para os consumidores. Só a partir da resolução da ANEEL no 482/2012, resolução essa que visa normatizar a geração e o uso de energia solar no Brasil, é que vemos surgir uma alternativa. Embora ainda tenha valores elevados de implantação, vem se notado uma queda nos custos para se ter energia solar no Brasil. Em Mari-PB o primeiro registro de uso de energia solar data de 2019, no ano 2020 o que era antes só uma UC (Unidades Consumidora) fazendo uso de energia solar passa a ser 7 UC’s e em 2021 já são 15 UC’s. Esses dados trouxeram uma curiosidade no sentido de querer entender o motivo desse crescimento da energia solar em Mari-PB. O objetivo geral deste trabalho consiste em compreender como se dá o processo atual de utilização da energia solar, além de abordar a implantação da mesma e o seu potencial no município de Mari-PB. Nesse sentido foi realizado pesquisa bibliográfica e posteriormente foi realizada pesquisa de campo onde foram visitados alguns pontos de interesse para fazer levantamento de dados, também foram aplicados questionários via google formulários, uma vez que em virtude da pandemia Covid-19 as orientações dos órgãos de saúde é de não se manter contato direto com terceiros, foi usado software que auxiliou na elaboração de mapas para representação mais precisa dos pontos de interesse, e por final todos os dados levantados foram tratados e organizados.
Descrição: PEREIRA, S. F. Usos e perspectivas para o segmento de energia solar em Mari-PB. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25035
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silas Fernando PereiraPDF - Silas Fernando Pereira1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito135.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.