Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25036
Título: Convergência contábil as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - NBCASP: um estudo sobre adoção pelas universidades públicas da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Bárbara Soares de
Palavras-chave: Setor público
Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP)
Balanço patrimonial
Convergência contábil
Data do documento: 19-Out-2021
Resumo: O presente trabalho busca analisar em qual nível de convergência contábil as Universidades Públicas paraibanas estão publicando o seu Balanço Patrimonial? Esta pesquisa se justifica pela grande importância em se conhecer até que ponto as instituições públicas de ensino superiores analisadas conseguiram se adequar aos novos padrões contábeis e quais os pontos que apresentaram menor nível de adequação. Daí se vê a necessidade de um estudo atualizado sobre e m que nível essas mudanças vêm sendo incorporadas pelo setor público. Além destes, os estudantes e profissionais da contabilidade devem conhecer as normas, manuais, leis e decretos que estejam voltadas para normalização das informações contábeis e fiscais do setor público brasileiro. Metodologicamente a pesquisa classifica se como exploratória e descritiva, com análise documental desenvolvido por meio de um check list para avaliação das Demonstrações Contábeis Obrigatórias, elaborado com base nas exigências das NBCASP, como também sendo pesquisa quantitativa, pois foi realizado cálculos através das análises de índices das demonstrações contábeis. Por fim, para atingir tal finalidade, utilizou se de conceitos e técnicas de levantamento (documental). Quanto aos resultados obtidos foi possível conhecer o nível de convergência alcançado NCA , por partes das NBCASP , onde demonstraram que apesar das exigências de adoção às Normas e dos prazos estabelecidos pela STN, o nível de convergência das instituições publicas de ensino superior se encontra com um nível médio de convergências. Onde obteve um resultado satisfatório na pesquisa, perfazendo se em um nível médio de convergência de 81,25%. Os resultados indicam que as instituições públicas de ensino superior ainda não conseguem evidenciar em sua totalidade as demonstrações contábeis no tocante ao Balanço Patrimonial, os fatos que afetam o patrimônio e suas mutações, ferindo assim o princípio da competência.
Descrição: OLIVEIRA, B. S. Convergência contábil as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - NBCASP: um estudo sobre adoção pelas universidades públicas da Paraíba. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25036
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Soares de Oliveira.pdfPDF - Bárbara Soares de Oliveira1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito67.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.