Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCândido, Nautilia Pereira-
dc.date.accessioned2013-11-22T18:50:08Z-
dc.date.available2013-11-22T18:50:08Z-
dc.date.issued2013-11-22-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2504-
dc.descriptionCândido, N. P. O gênero notícia e o ensino de escrita: uma experiência didática. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho contempla o gênero textual notícia em sala de aula, enquanto material relevante, considerando que se trata de um gênero textual importante, pois “partindo de sua leitura crítica, podemos chegar à produção de textos jornalísticos, numa atividade prática de língua, sem a interferência direta do treinamento gramatical ou da sistematização da língua” (FARIA 2001, p. 12). Sendo assim, oriundo de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de 1º ano médio de uma escola pública da cidade de Esperança – PB, partimos do pressuposto que abordando o gênero notícia na escola, ela, enquanto instância do saber, estará dando ao aluno a oportunidade de ter o devido conhecimento dos diferentes textos socialmente utilizados, como no caso, a notícia sabendo distingui-la no dia-a-dia da interação humana, percebendo que o exercício da linguagem será o lugar da sua constituição como sujeito. Para tanto foram realizadas atividades de escrita e reescrita de notícias. Do ponto de vista teórico, o trabalho recebeu contribuições teóricas de estudiosos como Antunes (2003), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008, 2004, 2001), Garcez (2001), dentre outros. Os resultados apontam-nos que, através das atividades realizadas nesta vivência didática, os alunos puderam ampliar conhecimentos que possibilitaram inseri-los no meio sociocultural, interagindo com ele e desenvolvendo melhor sua prática linguageira nas diversas situações cotidianas, formando, assim, um leitor e um escritor reflexivo e crítico,capaz de fazer uma leitura e uma produção proficientes e produtivas do referido gênero, diferenciando-o, caracterizando-o, comparando-o.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLingüística aplicadapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.subjectEnsino de escritapt_BR
dc.titleO gênero notícia e o ensino de escrita: uma experiência didáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nautília Pereira Cândido.pdfNautília Pereira Cândido2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.