Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2504
Título: | O gênero notícia e o ensino de escrita: uma experiência didática |
Autor(es): | Cândido, Nautilia Pereira |
Palavras-chave: | Lingüística aplicada Gêneros textuais Notícia Ensino de escrita |
Data do documento: | 22-Nov-2013 |
Resumo: | Este trabalho contempla o gênero textual notícia em sala de aula, enquanto material relevante, considerando que se trata de um gênero textual importante, pois “partindo de sua leitura crítica, podemos chegar à produção de textos jornalísticos, numa atividade prática de língua, sem a interferência direta do treinamento gramatical ou da sistematização da língua” (FARIA 2001, p. 12). Sendo assim, oriundo de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de 1º ano médio de uma escola pública da cidade de Esperança – PB, partimos do pressuposto que abordando o gênero notícia na escola, ela, enquanto instância do saber, estará dando ao aluno a oportunidade de ter o devido conhecimento dos diferentes textos socialmente utilizados, como no caso, a notícia sabendo distingui-la no dia-a-dia da interação humana, percebendo que o exercício da linguagem será o lugar da sua constituição como sujeito. Para tanto foram realizadas atividades de escrita e reescrita de notícias. Do ponto de vista teórico, o trabalho recebeu contribuições teóricas de estudiosos como Antunes (2003), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008, 2004, 2001), Garcez (2001), dentre outros. Os resultados apontam-nos que, através das atividades realizadas nesta vivência didática, os alunos puderam ampliar conhecimentos que possibilitaram inseri-los no meio sociocultural, interagindo com ele e desenvolvendo melhor sua prática linguageira nas diversas situações cotidianas, formando, assim, um leitor e um escritor reflexivo e crítico,capaz de fazer uma leitura e uma produção proficientes e produtivas do referido gênero, diferenciando-o, caracterizando-o, comparando-o. |
Descrição: | Cândido, N. P. O gênero notícia e o ensino de escrita: uma experiência didática. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2504 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Nautília Pereira Cândido.pdf | Nautília Pereira Cândido | 2.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.