Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25055
Título: Da penhorabilidade do bem de família do fiador locatício: uma discussão acerca da sua constitucionalidade
Autor(es): Correia Filho, Paulo Roberto Barros
Palavras-chave: Bem de família
Dignidade humana
Isonomia
Direito à moradia
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa é analisar questões pertinentes à penhorabilidade do bem de família do fiador locatício, que vem ocasionando diversas situações indesejadas de injustiça, e demonstrar a sua ilegalidade e inconstitucionalidade perante o sistema jurídico vigente em nosso país. A referida penhorabilidade viola princípios e direitos constitucionais básicos, como a isonomia e a dignidade humana, bem como contraria, também, premissas vigentes de direito civil, dentre as quais se cita a acessoriedade do contrato de fiança e a função social do contrato. Em fevereiro de 2006, o Supremo Tribunal Federal, em recurso extraordinário, decidiu pela constitucionalidade da penhorabilidade do bem de família do fiador locatício. Porém, a questão continua polêmica, e através da análise detalhada dos institutos civis e constitucionais, a pesquisa procura explorar as divergências dos votos dos Ministros e diferentes posicionamentos. O método utilizado para a elaboração deste artigo foi o de pesquisa bibliográfica, na qual se analisou legislação, doutrina, artigos e jurisprudências referentes ao assunto.
Descrição: CORREIA FILHO, Paulo Roberto Barros. Da penhorabilidade do bem de família do fiador locatício: uma discussão acerca da sua constitucionalidade. 2021. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25055
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Correia Filho.pdfPaulo Correia Filho663.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito338.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.