Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25084
Título: Massacre do Carandiru (1992): a estrutura carcerária, o corpo do preso e a legitimação da violência
Autor(es): Souza, Diego Lima de
Palavras-chave: Prisão
Poder
Massacre
Memória
Data do documento: 4-Out-2021
Resumo: O presente artigo tem por intento realizar uma análise acerca do Massacre do Carandiru (1992), conferindo-lhe a devida contextualização, compreendendo as abordagens inseridas no âmbito teórico, histórico, social, além dos aspectos correlatos em torno das relações entre o poder e a memória. Nesse sentido, dar-se-á ênfase ao aspecto analítico das estruturas carcerárias, sua funcionalidade e as relações de poder atreladas ao seu funcionamento. Por outro lado, direcionaremos nosso enfoque sobre a questão da “apropriação” do corpo do encarcerado, mediante uma miríade de estratégias de disciplina, inseridas em uma “barganha”, por meio de mitigação das condições vivenciadas no cárcere. Desse modo, finalizaremos com uma abordagem acerca do Massacre do Carandiru, ocorrido no dia 02 de outubro de 1992, no tocante as relações entre rememoração e esquecimento seletivos e, por conseguinte, de poder, subjacentes aos fatos, atentando-se para a temática da construção de narrativas, implícitas nos discursos legitimadores da ação policial e de perpetuação dessa modalidade memorialista no imaginário social.
Descrição: SOUZA, D. L. de. Massacre do Carandiru (1992): a estrutura carcerária, o corpo do preso e a legitimação da violência. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25084
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Lima de SouzaPDF - Diego Lima de Souza893.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito723.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.