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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Mikaelly Guimarães de Lima-
dc.date.accessioned2013-11-22T18:50:53Z-
dc.date.available2013-11-22T18:50:53Z-
dc.date.issued2013-11-22-
dc.identifier.otherCDD 306.44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2512-
dc.descriptionOliveira, M. G. de L. Variação linguística e o livro didático de português: reflexões sociolingüísticas. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, de natureza qualitativa, se vincula ao tipo de pesquisa documental observando como as variedades linguísticas são abordadas no livro didático de Português. Este estudo nasce pela necessidade de reconhecer a variedade linguística existente no país que, cultural e historicamente, de forma preconceituosa tem sido desprestigiada e desconsiderada. Partimos do princípio de que o ensino de Língua Portuguesa, nas últimas décadas do século XX e nos primeiros anos do século XXI, passou por transformações consideráveis. À luz das novas teorias, denominadas de socionteracionistas, a língua, objeto do nosso estudo, não pode mais ser vista apenas como estrutura, pois é através dela que o sujeito interage com o mundo. Neste sentido, tendo como corpus de análise o livro didático de Português do 6º ano “Linguagens e Textos”, com autoria de Hermínio Sargentim, publicado pela Editora Nacional, no ano de 2009, podemos destacar como objetivo geral da pesquisa analisar – do manual do professor ao apresentado no livro – o trato dado ao fenômeno da variação linguística. Os resultados apontam que, no tocante ao manual do professor, são fornecidas orientações que convidam a utilização pedagógica de métodos que despertem a reflexão sobre o uso da linguagem com suas variantes, deixando de lado métodos tradicionais, inclusive, de constrangimentos no uso da língua, o que gera o preconceito linguístico. No que concerne ao apresentado no livro, também verificamos um direcionamento que estimula a utilização das variedades nas metodologias de ensino de língua. Tais resultados nos possibilitam afirmar a considerável influência da concepção sociointeracionista da linguagem no livro didático analisado. Do ponto de vista teórico tivemos contribuições de estudiosos como Alkmim (2006), Bagno (2002, 2001, 2000), Bronckart (2008, 2006, 1999), Geraldi (1997), Castilho (2010), dentre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSociolinquísticapt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleVariação linguística e o livro didático de português: reflexões sociolingüísticaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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