Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25144
Título: A Polícia Militar da Paraíba e a Patrulha Maria da Penha no enfretamento à violência doméstica e familiar contra a mulher
Autor(es): Egito, Omaize Thamares Gomes Vasconcelos
Palavras-chave: Polícia Militar
Patrulha Maria da Penha
Violência
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: O presente Artigo Científico, intitulado “A Polícia Militar da Paraíba e a Patrulha Maria da Penha no Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, tem como objetivo central analisar a importância da atuação da Polícia Militar da Paraíba, enquanto política pública inserida na rede de combate a violência doméstica e familiar contra a mulher. O Programa Integrado Patrulha Maria da Penha constitui-se em uma política pública do Estado da Paraíba para enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, criado e implementado pelo Decreto Estadual nº 39.343, de 07 de agosto de 2019, com o intuito de acolher e monitorar mulheres em situação de violência, que solicitaram ou estejam amparadas por medidas protetivas de urgência. Diante desta realidade questiona-se: quais os avanços alcançados no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, após a implementação da Patrulha Maria da Penha no Estado da Paraíba? Para a realização da pesquisa – caracterizada como descritiva, documental e bibliográfica –, foram utilizados os métodos observacional e indutivo, possibilitando verificar a eficiência da política pública de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher na Paraíba, a partir da atuação da Patrulha Maria da Penha. A análise feita indica que, além de vir alcançando os objetivos propostos, a atuação da Patrulha, por meio da aproximação e acompanhamento da Polícia Militar às vítimas, contribuiu para fortalecer a confiança da sociedade na polícia, traduzindo-se em aceitação pública, credibilidade, valorização da imagem institucional, e proporcionando – às mulheres em situação de violência, e também aos seus filhos e familiares – proteção, amparo e empoderamento para romper com o ciclo da violência e resgatar sua cidadania. Sugere-se: a expansão do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha; o aumento do efetivo feminino; a ampla divulgação das políticas de proteção à mulher; e a ampliação da rede de proteção; de maneira a garantir os direitos fundamentais de todas as mulheres paraibanas.
Descrição: EGITO, Omaize Thamares Gomes de Vasconcelos. A Polícia Militar da Paraíba e a Patrulha Maria da Penha no enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25144
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTERMO DE DEPÓSITO1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - OMAIZE THAMARES GOMES DE VASCONCELOS EGITO.pdfPDF - OMAIZE THAMARES GOMES DE VASCONCELOS EGITO930.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.