Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2515
Título: Concepções de escrita: um olhar sobre o livro didático de português
Autor(es): Santos, Hozanilda Araújo
Palavras-chave: Educação Infantil
Escrita
Material de Ensino
Livro Didático
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Entendendo as práticas sociais como modos heterogêneos de se promover interação através da linguagem, é possível afirmar que a escrita, inserida nesse meio, também assumirá papéis diferentes, dependendo, assim, dos eventos comunicativos em jogo. A concepção de escrita, defendida nesse trabalho, é a que entende esta modalidade da língua como uma atividade de linguagem socialmente construída e que possui finalidades específicas no âmbito da comunicação humana. Nesse sentido, o presente estudo, oriundo de pesquisa documental, tem como finalidade realizar uma análise do livro didático de português intitulado: “: “Língua Portuguesa”, 4º ano, das autoras Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, publicado pela Editora Ática no ano de 2011. O objetivo geral da pesquisa foi identificar que concepção de escrita está subjacente nos enunciados das propostas de produção textual do referido livro didático. No que se refere aos objetivos específicos destacamos: analisar os enunciados das propostas de produção textual em relação ao gênero solicitado e à sua circulação social e contribuir com o ensino de escrita cada vez mais vinculado à concepção sociointeracionista de língua. Os resultados apontam que, se tratando das concepções de escrita, identificamos uma aproximação deste documento – o livro didático analisado, da concepção de processo, concepção que entende a escrita como trabalho e vinculada às práticas sociais.
Descrição: Santos, H. A. Concepções de escrita: um olhar sobre o livro didático de português. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2515
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hozanilda Araújo Santos.pdfHozanilda Araújo Santos1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.