Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25165
Título: O abandono afetivo por parte dos progenitores e suas responsabilidades à luz do direito civil brasileiro
Autor(es): Medeiros, Leonel Cavalcante de
Palavras-chave: Abandono afetivo dos pais
Responsabilidade civil
Família
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: O presente artigo científico versa sobre o abandono afetivo dos progenitores e suas responsabilidades à luz do Direito civil brasileiro. Os objetivos gerais dessa pesquisa de revisão bibliográfica são as seguintes perguntas: o que é o “abandono afetivo? Como a justiça brasileira está enxergando o tema? Nesse sentido, para chegarmos a estas respostas abordamos, ainda, o tema da dignidade da pessoa humana (princípio basilar do direito e da nossa civilização) e da paternidade responsável. A partir disso, falamos da responsabilidade civil que tal comportamento acarreta e, com isso, chegamos à conclusão de que a responsabilidade civil é usada, sim, como parâmetro de pressuposto para que seja requerida a responsabilidade por abandono afetivo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental de caráter analítico-descritivo com abordagem qualitativa, fundamentada no método crítico-dialético.
Descrição: MEDEIROS, Leonel Cavalcante de. O abandono afetivo por parte dos progenitores e suas responsabilidades à luz do direito civil brasileiro. 2021. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25165
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LEONEL CAVALCANTE DE MEDEIROS .pdfPDF - LEONEL CAVALCANTE DE MEDEIROS210.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito -.pdfTermo de depósito1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.