Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25194
Título: | A inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular: contribuições para o debate no Serviço social |
Autor(es): | Luiz, Daniela Bispo dos Santos |
Palavras-chave: | Pessoa com deficiência Ensino regular Inclusão na escola Serviço Social |
Data do documento: | 21-Out-2021 |
Resumo: | O presente artigo se insere na temática da inclusão de pessoa com deficiência no ensino regular, transformando a escola em um espaço que favorece a diversidade na medida em que qualquer aluno em algum momento de sua vida escolar, possa ter necessidades especiais. O interesse pelo estudo deve-se à experiência de estágio obrigatório em Serviço Social desenvolvido na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves, em Campina Grande-PB, onde se teve a oportunidade de interação com crianças com deficiência. Nesse sentido, objetiva-se verificar como esse tema vem sendo discutido na literatura existente em diversas áreas de estudo. Para tanto, fez-se necessário um estudo utilizando-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, fazendo uso tanto de livros, como de pesquisas em sítios eletrônicos inerentes ao assunto. Após a análise desse estudo, verificou-se a importância do acesso de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, bem como reforçar a consciência de que a concretização da proposta inclusiva, apesar das legislações vigentes que afirmam e decretam a inclusão de alunos com deficiência, requer uma série de modificações no pensamento e na estrutura escolar e na sociedade. Por fim, a atuação do assistente social em escolas traz consigo um desafio, que é além de buscar seu espaço, estabelecendo um método de trabalho e atuação de acordo com o Código de ética e suas atribuições privativas, contribuir em identificar fatores sociais, culturais e econômicos para o acesso, ingresso e permanência da criança com deficiência na escola. |
Descrição: | LUIZ, Daniela Bispo dos Santos. A inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular: contribuições para o debate no serviço social; 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25194 |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - DANIELA BISPO DOS SANTOS LUIZ.pdf | PDF - DANIELA BISPO DOS SANTOS LUIZ | 501.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito de TCC - Daniela Bispo dos Santos Luiz.pdf | PDF - Termo de Depósito de TCC - Daniela Bispo dos Santos Luiz | 64.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.